A Volkswagen está decidida a retomar, em 2014, a liderança nacional em vendas, posição que a Fiat detém há mais de uma década. E o trunfo da marca alemã na tentativa de interromper a hegemonia da empresa italiana tem um nome curto e bastante curioso: up! (se escreve assim mesmo, em minúsculo e com o ponto de exclamação).
Substituto do Gol G4, o up!, traz a grande responsabilidade de se tornar um digno sucessor do modelo descontinuado, além de alavancar as vendas da marca no segmento mais competitivo do mercado, o de compactos. Tudo leva a crer que o novo carro, por muitos considerado como o verdadeiro novo Fusca, poderá cumprir os objetivos para ele estabelecidos pelo fabricante.
O up!, com sucesso, já é vendido na Europa. O modelo que será vendido por aqui é fabricado na fábrica de Taubaté, e apresenta várias diferenças em relação ao europeu. As mudanças no carro brasileiro, segundo a Volkswagen, foram feitas para atender ao perfil do consumidor nacional como, porta-malas e tanque maiores.
O nosso up! é 6,5 centímetros maior, daí a maior capacidade de carga. A capacidade do tanque de combustível do nosso modelo é maior, 50 litros contra 35 do europeu. Outra “mexida” foi feita nas janelas traseiras – no brasileiro os vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação. Para reduzir o custo de eventuais reparações, a tampa do porta-malas combina metal e vidro, o que não acontece com o modelo do Velho Continente.
Enquanto na Europa o up! tem 221 litros de porta-malas, o do brasileiro oferece 285 (exatamente o mesmo tamanho que o do Gol), com o sistema “s.a.v.e.” de ajuste variável, que permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática. O porta-malas tem dois níveis. Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido, a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que sejam colocados pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas.
O up! é oferecido em seis versões com carroceria de cinco portas:a báscia take up!, as intermediárias move up!, high up!, black up! E red up!, além da top white up!. Com linhas limpas, ausência de grade frontal (o que contribui para seu coeficiente aerodinâmico de 0,36) e design atraente e contemporâneo, o novo compacto, com certeza, agradará ao consumidor, em especial os mais jovens e aos menos conservadores.
Um dos componentes mais destacáveis do up! é o motor 1.0 Total Flex de três cilindros — que já equipa o Fox BlueMotion – e que tem 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol – torque de 9,7 kgfm a 10,4 kgfm, respectivamente. É equipado com o sistema E-flex, que dispensa o tanquinho de gasolina. Além de ser o 1,0 litro mais eficiente e potente fabricado no país, é o primeiro nessa faixa de cilindrada que dispensa o reservatório de partida a frio.
A Volkswagen divulgou que o up! chegará ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade e eficiência energética: a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado.
De acordo com essas normas, o up! é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol. Segundo o fabricante, o modelo pode alcançar uma autonomia superior a 700 quilômetros.
O mais seguro
Apesar das suas dimensões, o up! Surpreende pelo altíssimo nível de segurança alcançado em todos os testes. É o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.
O modelo obteve a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.
Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção, com a combinação de aços conformados a quente em pontos determinados de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência.
Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).