Depois do sucesso do lançamento do modelo de quatro portas, a Volkswagen do Brasil apresenta a versão com duas portas do up!. Com preço sugerido a partir de R$ 26.900, o up! duas-portas é R$ 2.000 mais barato que o de quatro portas.
O up! duas-portas estará disponível nas versões take up! e move up!. As versões high up!, black up!, white up! e red up! permanecem exclusivas do modelo de quatro portas.
O modelo também estreia a nova transmissão I-Motion (SQ100), mais acessível financeiramente e é o primeiro veículo com motor de um litro no Brasil a ofecerecer transmissão automatizada. O recurso é opcional a partir da versão move up! de duas portas.
Assim como na versão de quatro portas, o design do up! duas-portas comercializado no Brasil teve de ser repensado, para que o modelo pudesse atender às necessidades dos mais variados tipos de consumidor. O resultado foi um estilo mais “limpo” e esportivo. Toda a lateral é nova, com maior área envidraçada, e, no interior, foram implementados recursos para melhorar a ergonomia.
Em relação ao modelo europeu, o up! de duas portas brasileiro é mais comprido (6,5 cm), o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. Para isso, toda a coluna “C” (na parte de trás do carro) teve de ser retrabalhada.
A coluna “B” (no centro do carro, lodo depois das portas) não é aparente, tornando a visão lateral do up! duas portas mais “limpa”, com menos linhas. O modelo ficou mais esportivo. Outro recurso interessante é o sistema de rebatimento dos assentos dianteiros “easy entry”. Tanto no banco do motorista como no do passageiro frontal, há duas hastes de comando para que o encosto recline: uma na direita e outra na esquerda. Ou seja, é possível rebater o banco do lado (ou com a mão) que for mais cômodo.
O habitáculo segue a mesma linha das versões quatro portas.
Destaque
Um dos destaques desde o lançamento da primeira versão, é o motor de um litro MPI de 3 cilindros, flexivel, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.
Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível.
A aceleração do up! com o câmbio manual é de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).
Já com o câmbio I-Motion (automatizado), o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h..
No up! É possível optar por duas transmissões: manual de cinco velocidades ou a automatizada.
Segurança
O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.
O up! começa sua história no Brasil com uma importante conquista. O novo Volkswagen é o primeiro veículo de entrada feito no País a conquistar a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente – no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.