VW up! ganha motor turbo de 105 cv

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Em 2001 a Volkswagen do Brasil apresentou o seu modelo de entrada e campeão de vendas, o Gol, com uma nova proposta de motor: um litro turbo. Era uma época de alguns carros turbos à venda e o Gol chegava cheio de vontade. O motor era praticamente o mesmo, a potência subia de 61 cavalos para 112 cavalos de potência máxima. Com o passar dos anos, o mercado foi ficando arredio ao equipamento “milagroso”, por conta dos diversos causos de danos no motor. E o mais engraçado é que, com pouquíssimos exemplos, a causa não era do motor. Mas este levava a culpa, pois para a granbde maioria dos consumidores, fora do habitáculo e na frente, tudo é motor. No caso do Gol Turbo, assim como em todos os motores turbinados, havia uma falta de informação para os clientes, que tinham que esperar por alguns segundos após usarem o carro, antes de o desligarem. Porquê? A turbina trabalha a 12 mil rotações por minuto e ao ter o motor repentinamente desligado, as pás internas continuam girando nos rolamentos muito rápido. E? E sem lubrificação. Ou seja, ferro com ferro. Por isso é que, principalmente após o uso mais exigente , antes de desligar o motor, o motorista tem que aguardar alguns segundos. Essa foi a causa dos danos, que ocorreram em Audis, Tempras, Unos, etc… Agora a Volkswagen volta com um motor de um litro com turbocompressor. Aliás, não é exatamente um novidade, pois os melhores motores do mercado estão com turbo. É o caso dos motores TSi que equipam os carros da Volkswagen, Audi, etc. Este novo motor 1,0 litro TSi, chega no up!, mas logo estará em outros modelos da marca alemã.

 

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Up! turbo

Externamente poucas alterações identificam o up! TSi. Mas é só acelerar que a novidade aparece na hora. O novo motor 1.0 TSi Total Flex – trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil, mais especificamente em São Carlos-SP. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSi é aceita tanto álcool como gasolina. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. Combinado ao baixo peso do up! (951 kg), o motor TSi colabora para que o modelo seja bem econômico. O up! TSi leva 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSi acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h. Transmissão manual traz relação do diferencial alongada em 26%, proporcionando melhor desempenho. Além da transmissão, os freios e as suspensões também foram recalibradas. A versão especial do modelo, a speed up! faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi. Oferecido unicamente na cor branca, o speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect. O para-choque é exclusivo e traz seção (defletor) pintada na cor preta; a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSi – a tampa traseira preta foi adotada por todos as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSi, diferenciando-as do up! com o motor MPI. O novo up! É maior que os outros modelos em quatro centímetros, passando a 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm – mas ainda assim muito curto. O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up! Na versão move up! TSI, o modelo parte de R$ 43.490, já equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens.

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