Bonito e atraente, o Fiat 500e é muito bom de dirigir

Para quem um city car elétrico, o Fiat 500e é realmente uma excelente opção. Não só pelo design atraente e alegre, como pelo acabamento muito bom. O único problema é a autonomia pequena, de apenas 240 quilômetros segundo o Inmetro, mas que pode ser ampliada na cidade andando com moderação. Na estrada essa autonomia cai para 170 quilômetros. Para quem vai utilizar na cidade e tem carregador disponível, não é um grande problema.

O 500 elétrico é a reestilização da reestilização. O modelo surgiu com muito sucesso em 1957 e foi produzido até 1975. Foram produzidos mais de quatro milhões de unidades. Em 2007, a marca italiana surpreendeu o mudo ao relançar uma nova “geração” do 500. Elegante, bonita e confortável, virou outro sucesso de vendas. No Brasil, foi vendido de 2009 a 2019. Em 2021 chegou a versão 100% elétrica. Por ser um veículo de nicho e com uma tecnologia ainda em aprovação, não tinha nem como ser um fenômeno de vendas.

Aliás, não foi o primeiro modelo elétrico fabricado pela marca italiana. Em 1974, no salão Turim Motor Show, a Fiat mostrou um protótipo de um modelo 100% elétrico: o X1/23. Com dois lugares e muito feio nunca entrou em produção. Em 1990, a Fiat lança o primeiro modelo elétrico de produção normal. O Panda Elettra tinha um motor elétrico de corrente contínua com 9,2 kW ou 12,5 cavalos de potência, atingia 85 quilômetros por hora e uma autonomia de apenas 100 quilômetros. Porém, a maior dificuldade, ainda mais naquela época, era o abastecimento.

Elétrico

Com toda a certeza, nas ruas, o e500 chama muito mais á atenção que muitos modelos de luxo e bem mais caros. E é uma delícia para dirigir. Esperto e ágil, o Cinquecento tem um motor elétrico tem 118 cavalos e 22,4 kgfm de torque. Mesmo não sendo muito potente, o 500e acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 8,9 segundos e atinge a máxima de 150 quilômetros por hora, limitada eletronicamente. Ou seja, bons números para um carro urbano. Porquê urbano? Porque a autonomia é de apenas 240 quilômetros. Na cidade atende, mas na estrada essa autonomia cai para menos de 170 quilômetros e mantendo no máximo os 100 quilômetros por hora.

Como pesquisas indicam que, na cidade um motorista usar o veículo por no máximo 40 quilômetros por dia, o dono do 500e vai andar de segunda a quinta-feira sem precisar abastecer. E mais um detalhe: o modelo tem, nas freadas, regeneração de energia, aumentando um pouco a autonomia urbana.

Como o demais 500, o elétrico tem uma excelente estabilidade e passa confiança mesmo em curvas mais ousadas. Os freios são outro ponto muito positivo, parando o modelo em espaços curtos e sem desvios.

Confortável

Além do bom acabamento, o 500e é muito agradável por dentro. Para os passageiros da frente, á espaço generoso e os bancos dianteiros, revestidos de um couro muito bonito, são muito confortáveis. Já no banco traseiro, que possuem o mesmo revestimento, o espaço é para crianças.

Assim como a versão a combustão, o painel redondo fica bem na frente do motorista, oferecendo excelente visualização. Além do quadro de instrumentos, o modelo tem mais uma tela de 7 polegadas com todos os ajustes necessários para agradar o motorista. Outra curiosidade do modelo é que o seletor de mobilidade, é um teclado baixo da tela central.

Ou seja, para andar para a frente se aperta a tecla D (drive) e para dar ré a letra R. Ao parar, basta apertar a letra P (park). Muito simples. Esse teclado, por sinal muito prático, não é nenhuma novidade. Aqueles enormes carros americanos dos anos 50 e 60 já dispunham.
Outro detalhe divertido é que, para abrir a porta, tanto do lado de fora, como por dentro, basta apertar um botão. Muito legal.

Modos

Além do modo Normal, o elétrico italiano dispõe dos modos Range e Sherpa. No modo ranger a regeneração é bem maior e é possível dirigir usando somente o pedal do acelerador, já que, na recuperação de energia, o sistema atua nos freios. O modo Sherpa deve ser utilizado quando se está com pouca bateria e precisa chegar a um ponto de abastecimento. Nesse modo, o e500 desliga o ar-condicionado e a velocidade fica limitada a 80 km/h.

Com bastante eletrônica embarcada, a versão que vem para o Brasil é a mais sofisticada, contado com novas lanternas, faróis de LED, maçanetas embutidas e rodas de 17 polegadas. Destaque também, para o teto solar panorâmico, chave presencial, farol alto automático, retrovisores com desembaçador e freio de estacionamento elétrico.

Vale destacar que, em relação á primeira versão que testamos, esta tem  sistemas de segurança ativos com mais tecnologia, o ACC com controle automático adaptativo de velocidade e monitoração o trânsito intenso, que acelera e freia automaticamente dependendo do fluxo.

Novidades

Tudo indica que em 2027 o Cinquecento ganhe mais uma nova geração. Nessa renovação, o modelo deverá ganhar além das versões a combustão e elétrica, uma versão hibrida.

Preço
Fiat 500e – R$ 225.000,00