O modelo topo de gama da Jeep no Brasil, foi lançado em 2021 e é fabricado na planta da marca em Pernambuco. Desde a sua chegada, é uma referência entre os SUVs de sete lugares. Utilizando a plataforma Small Wide 4×4 da Stellantis, o Commander é um modelo grande: são 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.794 mm de entre-eixos.
Em relação ao seu irmão menor, o Compass, o Commander é 365 mm mais longo e tem 158 mm a mais na distância entre-eixos. Outra virtude do modelo é o volume do porta-malas, que tem abertura elétrica, que é um dos maiores do mercado: 661 com os bancos da última fileira abaixados, 233 litros com os bancos para os sete ocupantes e 1.760 litros com as duas últimas fileiras recolhidas.
O Jeep Commander versão Limited T270 é o nosso modelo avaliado da semana. Com motor turbo flex 1,3 litros, turbo de quatro cilindros em linha, que desenvolve 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol e torque de 27,5 mkgf. A velocidade máxima é de 202 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos. Esses números fazem o Commander ter um bom desempenho e proporcionar segurança tanto nas ultrapassagens como nas retomadas.
Aliás, mesmo sendo um modelo grande e com quase 1800 quilos, o SUV de sete lugares, como demonstram os números, tem muita agilidade e bom desempenho. Ainda se levando em conta o tamanho e o peso, o Commander não poderia ser um SUV econômico. Mas surpreendeu ao fazer, no perímetro urbano, 7,1 km/litro com etanol e 10,2 km/l com gasolina. Já na estrada, consumiu 8,7 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina.
Outra surpresa muito positiva é o conjunto harmonioso que o motor faz com a transmissão automática de seis velocidades, que têm trocas suaves e precisas. A tração é dianteira.
No modo de condução Sport, bastando apertar um botão, se ativa uma calibragem diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas e em rotações mais altas, deixa o Jipão com respostas do acelerador mais ágeis e a direção fica mais pesada, para uma experiência de condução mais “esportiva”.
O modelo traz suspensão independente na dianteira e traseira, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos, semelhante ao do Compass, mas com geometria e calibração redimensionadas para o maior tamanho e peso. Mas mostrou em todas as situações, até em pisos irregulares ser muito competente e transmitir conforto aos passageiros.
Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados na frente e sólidos atrás param o carro em espaços curtos e sem desvios. Transmitem confiança ao motorista.
Mesmo sendo um veículo elevado, pesado e grande, o Commander tem muito boa estabilidade e passa tranquilidade para quem o conduz em todas as situações. Mesmo em curvas mais rápidas ou manobras de emergência, o modelo transmite muita segurança.
Muito dessa tranquilidade é passada pelo “Traction Control +”, sistema de controle de tração que atua em condições de baixa aderência com o solo em uma das rodas. É exclusivo do modelo com tração dianteira e atua dando um “toque” de frenagem na roda que está escorregando, transferindo o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla “ASR OFF”. Mesmo sendo tração dianteira, essa tecnologia ajuda com muita eficiência no uso off-road ou em dias de chuva.
Bem equipada
Por ser a versão mais sofisticada do Commander, o modelo é muito bem equipado. O SUV vem com faróis de LED, painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, multimídia com tela de 10,1 polegadas, bancos e painel revestidos com material sintético que imita couro e camurça, seis airbags, abertura elétrica do porta-malas, rodas de liga-leve aro 18, espelhamento sem fio do smartphone, Traction Control+, “pacote” ADAS nível 2, sistema de som Harman Kardon, terceira fileira de bancos, monitoramento de ponto-cego, carregador sem fio para smartphone, entre outros.
Em termos de segurança e conforto, o SUV americano vem com direção semi-autônoma, cruise control adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade e a útil comutação automática de faróis (acende e apaga a luz alta).
Design
Quem olha o Commander logo se identifica com um modelo da Jeep. A dianteira tem a tradicional grade com sete aberturas e um conjunto óptico integrado e finos. Os faróis Full LED oferecem mais segurança e tem a luz de piscas dinâmicos. Vários detalhes do modelo topo de gama da Jeep nacional, são encontrados em modelos superiores e bem mais caros.
A traseira muito harmoniosa conta com lanternas estreitas e horizontais. Elas têm luz de LEDs.
Por dentro o Commander é muito bem acabado e conta com materiais de muito boa qualidade. O espaço interno é um dos maiores entre todos os modelos de sua categoria á venda no Brasil. Os bancos, muito confortáveis, e quase todo o acabamento são revestidos de um material que imita couro, mas de muito boa qualidade. O meio dos bancos é de um material similar a camurça, que é muito mais agradável, tanto no calor como no frio.
A fileira do meio, para ainda proporcionar mais conforto aos ocupantes, pode ser deslocada para a frente ou para trás em 14 cm e são reclináveis.
O barulho interno é muito baixo, graças ao bom nível de materiais de isolamento acústico e dos vidros também com isolamento termoacústico. Esses vidros exclusivos também proporcionam uma redução do calor no interior do veículo.
Sem dúvida, o Jeep Commander, principalmente para quem famílias grandes, é uma das melhores opções do mercado.
Preço
Jeep Commander Limited 1.3T flex R$ 247.990,00