A expectativa no lançamento dos primeiros veículos da Fiat brasileira eletrificados, era que eram modelos totalmente diferentes do demais. E não são e nem tinham razão de ser. O teste desta semana é com o híbrido leve e-Pulse. O modelo surpreende pela economia, acabamento e boa dirigibilidade. Mas o mais importante é saber como funciona um híbrido leve (MHEV).
O sistema utilizado pela Fiat, o motor elétrico funciona como um motor de arranque para ligar o motor a combustão. Ele é ligado por uma correia ao virabrequim, auxilia-o nas arrancadas e acelerações. Com isso ele auxilia o motor a combustão na fase inicial da mobilidade, “aliviando” o esforço e com isso, diminuindo o consumo e a reduzindo a emissões de poluentes.
Para o funcionamento desse motor elétrico, a marca italiana adicionou ao Pulse mais uma pequena bateria que fica instalada debaixo do banco do motorista. Ou seja, o e-Pulse tem duas baterias.
E qual a autonomia só na energia? Nenhuma. O motor elétrico apenas auxilia o motor a combustão, diferente dos híbridos tradicionais (HEV ou PHEV).
O sistema híbrido-leve é apoiado pelo módulo DBSM-Dual-Battery Switch Module, que gerencia as duas baterias, conectando ou desconectando conforme necessário para a operação ideal. No caso, o motor elétrico substitui o alternador e motor de arranque. Outro dado interessante é que o sistema, que não pode ser carregado num eletroponto como os veículos elétricos, recupera até 25% da energia que seria dissipada em desacelerações, convertendo-a em eletricidade para recarga das baterias.
O e-Pulse vem com uma competente motorização de 1,0 litro, turbo, que entrega 125 cavalos com gasolina e 130 cavalos com etanol e tem 20,4 kgfm de torque. E a transmissão CVT que simula 7 velocidades e que faz uma boa parceria com o motor a combustão. A velocidade máxima é de 189 quilômetros por hora e a aceleração de 0 a 100 km/h é percorrida em 9,5 segundos.
O lugar mais indicado para o Pulse Hybrid mostrar a que veio, são as áreas urbanas., pois é onde o elétrico vai fazer a diferença. Logo de cara o motorista vai perceber que o regime de trabalho do motor a combustão é bem mais tranquilo e silencioso.
O sistema start/stop funciona com boa precisão e suavidade, mas até mesmo por causa do ar-condicionado, ele não pode ser desligado.
Andar com o Pulse eletrificado é praticamente igual ao modelo a combustão “simples”. Boa estabilidade, dirigibilidade e confortável.
O consumo do Pulse eletrificado é 13,4 km/l na cidade e 9,5 com etanol. Já na estrada consumiu 14,5 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Ou seja, uma boa economia em relação ao modelo somente a combustão.
Outra vantagem é que o Fiat Pulse Hybrid é o modelo mais barato em seu segmento.
Preço
Fiat Pulse Hybrid Impetus T200 R$ 145.000,00