Testamos a boa e valente Saveiro Robust

Lançada em 1982 para brigar com a Fiat 147 Pick-up e a Ford Pampa, a Volkswagen Saveiro foi o terceiro modelo derivado do saudoso Gol. Quando chegou ao mercado, era equipada com um motor 1,6 litro a ar, assim como o seu modelo de origem, que tinha motores 1,3 e 1,6 litro a ar. Em 1985, chegaria ao mercado e que faria a picape deslanchar em vendas, a versão com motor 1,6 litro refrigerada a água. Logo virou uma campeã de comercialização.

Todos os modelos eram básicos, como, aliás, a grande maioria dos modelos da época. Por isso, dizer que a Saveiro Robust que testamos, versão de entrada, é básica, seria uma enorme mentira. O modelo conta com tecnologia e conforto, tanto como veículo de trabalho, como de lazer. Depois de 42 anos ininterruptos de vendas, a Saveiro só tem a Fiat Strada como concorrente.


Na sua atual geração, que já dura 15 anos, a picape de entrada da Volkswagen teve mais um facelift no ano passado e continua agradando e tendo um consumidor fiel. Apesar de o mercado de picapes ter crescido muito entre as picapes médias e grandes, as compactas são necessárias para pequenas cargas e entregas ágeis nas grandes cidades. A Robust é uma versão destinada a essa função e a mais vendida da gama.

Mais barata que a concorrente direta, a Strada Endurance 1,3 CS, a Robust é a que mais vende das versões da linha.

Mudanças

O design mostra alguns sinais de cansaço, mas como já falamos, ainda agrada. Nas últimas mudanças na picape, a dianteira foi o alvo da marca alemã. Ganhou uma nova grade, semelhante a do Nivus, novo para-choque e faróis mais modernos. Na traseira, apenas lanterna com novo grafismo.

O interior, apesar de simples, é muito agradável. Bancos de tecido são confortáveis. O modelo avaliado tinha ar-condicionado, o que aumenta em muito o conforto dos dois ocupantes. O painel é simples, mas tem o necessário para atender às necessidades a que se destina: velocímetro, hodômetro, temperatura do motor, quantidade de combustível no tanque e relógio.

De equipamentos, a Saveiro conta com porta USB, vidros elétricos, ABS, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e banco do motorista com ajuste de altura. Mas não espere encontrar travas elétricas ou espelhos retrovisores com acionamento elétrico.

Atrás dos bancos, cabem algumas mochilas ou bolsas de pequeno porte.
A caçamba atende muito bem o consumidor que deseja uma picape compacta: tem capacidade de carga de 664 quilos ou 924 litros.

Andando

Para quem andou nos modelos dos anos 80 e 90, a Saveiro vai proporcionar boas lembranças, porque ainda é excelente de dirigir. Mas com toda a certeza, não vai ter saudades da suspensão. Ao longo das diversas evoluções, a Saveiro melhorou muito no quesito amortecedores e molas. Isso na dianteira, já que no eixo traseiro, ainda utiliza molas helicoidais. Está muito mais gostosa de andar, firme, e com boa estabilidade. A altura do solo ficou mais elevada em 10 mm. Os freios a disco na dianteira e a tambor na traseira, param o carro com bastante segurança.

A picape ainda se destaca pelo valente motor 1,6 litro, 16 válvulas e 116 cavalos de potência com álcool. O torque é 16,1 kgfm. Já com gasolina, ela desenvolve 106 cavalos e torque de 15,4 kgfm. A transmissão é manual de cinco velocidades.
A velocidade máxima não passa de 180 quilômetros por hora, o que é muito bom para um veículo de trabalho, e acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 9,8 segundos. O consumo é de 8,4 quilômetros por litro com etanol na cidade e 11,3 com gasolina. Já no ciclo rodoviário, a Robust atinge uma média de consumo de 9,1 com etanol e 12,9 com gasolina. São números bem interessantes.

Preço
Volkswagen Saveiro Robust – R$ 97.690,00