Novo Audi A8 esbanja tecnologia

audi-a8-14-e1499784743607

A Audi apresentou em Barcelona, na Espanha, a quarta geração do sedã de luxo A8. O modelo será vendido em duas opções de carroceria: a normal, com 5,17m, e a L, com 5,3m e entre-eixos alongado em 13 cm. Apesar das principais inovações do sedã topo de linha serem na área tecnológica, o desing também recebe modernização. Assim como no A5 Sportback, recém-apresentado, o teto do A8 conta com uma curvatura de cupê. A extensa grade frontal e as lanternas traseiras interligadas por um filete de LED também chamam a atenção.

No interior a gama de equipamentos e materiais é extensa. Os controles são, em maioria, sensíveis ao toque. No painel uma tela de 10,1 polegadas é responsável pelo sistema multimídia e, logo abaixo, outra tela coordena a temperatura do ar-condicionado digital de três zonas.  O quadro de instrumentos é o tradicional Audi Virtual Cockpit, inteiramente digital. O veículo também aceita comandos de voz.

audi-a8-29Entre as principais tecnologias encontran-se o modo autônomo, em que o veículo se movimenta sozinho até os 60 km/h; o estacionamento automático, em que não há necessidade de interferência do motorista para manobrar o modelo; a suspensão ativa, que detecta, através dos mesmos sensores de direção autônoma e estacionamento automático, os buracos existentes na via e se programa para que não haja danos ao carro, nem incômodo aos passageiros. As duas últimas já existem nos concorrentes Série 7 e Classe S, respectivamente, mas não estão disponíveis para o Brasil. Além disso, o sedã conta com eixo traseiro esterçante, que pode melhorar a estabilidade em curvas ou diminuir o diâmetro de giro em manobras.

Em relação à segurança, destaque para o sensor de colisão lateral, que eleva o lado com risco iminente em 2 cm, induzindo o impacto à parte mais rigida da carroceria.

Inicialmente, o modelo estará disponível no mercado alemão com duas motorizações V6 3.0 com turbo compreesor: à gasolina, com 340 cv de potência, e à diesel, com 268 cv.

Posteriormente, a marca lançará uma opção V8 de 4.0 litros, com 460 cv e um W12, de 6.0 litros, com 585 cv. Além da opção híbrida, que deve chegar nos próximos anos, combinando um motor elétrico ao 3.0 TFSI, totalizando 449 cv e 71,3 kgfm, com autonomia, 100% elétrica, de 50 quilômetros.

A versão normal do A8 parte de 90.600 euros, enquanto a versão L inicia em 94.100 euros. O modelo chega ao mercado alemão em dezembro.

audi-a8-18

audi-a8-12-e1499784948567