A volta de um mito dos rallys: Lancer Evolution X


A  Mitsubishi volta a importar um dos carros de rally mais vencedor da história: o Lancer Evolution. Um verdadeiro carro corrida, o Lancer Evolution sagrou-se tetracampeão do WRC (World Rally Championship),  logo ganhou as ruas mantendo a tecnologia,  alta performance e sofisticação. Em sua mais recente geração, que chegará a partir de julho nas concessionárias brasileiras, o Lancer Evolution X impressiona com seu design moderno onde se destaca a grade do pára-choque dianteiro em forma de trapézio, que de maneira imponente se estende por toda a parte frontal do veículo.
O conjunto ótico complementa o design e a segurança deste esportivo. Os faróis bi-xenon possuem lavador e controle automático de altura, além de contar com faróis de neblina e sistema AFS (active front system), que oferece maior visibilidade em curvas.
Projetado para obter máximo desempenho nas pistas, o Lancer Evolution X reforça esta sua personalidade com a presença de vários intens da carroceria em alumínio, como teto, pára-lamas dianteiros e capô. O resultado é um veículo leve e com centro de gravidade mais baixo, conferindo maior estabilidade, em situações de alta velocidade em trechos sinuosos.
O design esportivo se torna completo com a presença do aerofólio traseiro, especialmente construído para melhor aproveitar o down force, no qual o veículo ganha mais aderência à medida que se acelera somado ao detalhe conferido pelas ponteiras duplas dos escapamentos em inox.
O Mitsubishi Lancer Evolution X reúne equipamentos modernos com alta tecnologia e inovação. Um dos diferenciais desse veículo é a qualidade de seu acabamento. Os bancos esportivos Recaro® possuem aquecimento dianteiro e são revestidos em dois tons de couro, sendo um deles em couro Alcantara, proporcionando total conforto ao dirigir. Além disso, a ergonomia do banco, faz com que o condutor sinta-se ainda mais seguro, ao mesmo tempo em que totalmente acomodado ao veiculo.


No painel de instrumentos, onde predomina a luminosidade prateada, chamam a atenção os detalhes que realçam esportividade, como os ponteiros em ângulos retos e o computador de bordo que oferece 19 multi-funções diferentes: indicador de marchas, temperatura do motor, combustível, posição de tração, posição de transmissão, advertências diversas, temperatura externa, idiomas disponíveis, rest reminder, menu setup, autonomia, momento de manutenção, odômetro parcial, velocidade média, média de consumo, s-awc, abastecimento e aviso de portas abertas.
O volante esportivo incorpora os comandos de áudio, piloto automático e paddle shiftters ao design da peça, resultando em um conjunto harmônico e suave, sem perder o espírito das pistas.
O conforto interno é valorizado ainda mais com a presença dos sensores de chuva (acionando automaticamente o limpador de pára-brisa), de luminosidade (acendendo os faróis e painéis de instrumentos quando há pouca iluminação natural) e do ar condicionado automático.
Extremamente esportivo, o Lancer Evolution X traz a tecnologia alinhada ao novo motor MIVEC DOHC 2.0 L turbo, 16 válvulas com intercooler, que garante uma potência de 295 CV (148 CV/litro – a maior potência especifica do mercado) e 37,3 kgf.m de torque.
Em alumínio, o motor apresenta-se com menor peso e passa a ser alojado em uma região mais baixa do veículo com relação às versões anteriores, diminuindo o centro de gravidade do conjunto. Além disso, as tomada de ar sobre o capô propiciam maior refrigeração e melhoram o rendimento do motor.
A eficiência da tecnologia power train incorporada ao Lancer Evolution X é otimizada por uma transmissão automatizada de 6 marchas seqüenciais super sports mode, que oferece a esportividade de um cambio manual com o conforto de um cambio automático. As trocas de marchas podem ser acionadas através do paddle shifters que se encontram no volante.
Destaca-se no conjunto a transmissão Twin Clutch SST(Sportronic Shift Transmission). Seu sistema de dupla embreagem, já à algum tempo utilizado pela Audi e Volkswagen, com pré-acoplamento de marcha, possibilita respostas extremamente rápidas nas mudanças de marcha e que permite três modos de direção: normal, sport e super-sport.


Isso é possível, pois as marchas ímpares e pares são colocadas em engrenagens separadas no eixo de entrada, o que faz com o que o sistema funcione como se o veículo possuísse dois câmbios trabalhando simultaneamente, e o resultado são trocas dinâmicas e na rotação ideal.

Na prática, tanta tecnologia permite que o Lancer Evolution X se comporte, em posição normal de direção, como qualquer veículo automático. Já no modo super-sport possibilita ao condutor experimentar uma direção esportiva ao extremo, caracterizada pelas trocas de marchas efetuadas em altas rotações, alinhadas a uma boa atuação do freio motor.
O novo sistema de tração integral tri-mode (AWD) permite ao condutor escolher entre três diferentes tipos de calibração com total segurança: 1) asfalto 2) terra e/ou asfalto molhado 3) neve e/ou lama.
Estabilidade total do veículo, com altas curvas de desempenho e independente das condições de uso é uma característica do Lancer Evolution X, graças ao exclusivo sistema de tecnologia eletrônica S-AWC (Super All Wheel Control), que possibilita, de maneira independente, quatro diferentes controles de tração e frenagem em cada uma das rodas: ACD (diferencial central ativo), ASC (controle de estabilidade ativo), ABS-S (sistema anti-bloqueio de freios esportivos) e AYC (controle de aceleração lateral).
Alinhado ao DNA 4×4 da Mitsubishi, o Lancer Evolution X traz um sistema de suspensão esportiva independente nas quatro rodas com tecnologia de última geração e braços de alumínio. E ainda dispõe de uma configuração vista apenas em linhas de competição e alta performance, composta pelos amortecedores Bilstein® e molas Eibach®.
O controle suave de todo esse sistema no veículo fica a cargo dos freios Brembo®, que equipam os modelos top de competição, nas mais diversas categorias do automobilismo.
Para incrementar a aderência e performance foram selecionados os pneus esportivos de perfil baixo 245/40 R de 18 polegadas de diâmetro, que associados às rodas BBS® raiadas e forjadas, imprimem um novo visual ao veículo.
A carroceria do Lancer Evolution X conta com o sistema RISE de segurança, exclusividade da Mitsubishi, e inteiramente projetado para alta absorção de impacto ao preservar a célula dos passageiros.
O veículo foi desenvolvido com base no conceito de proteção total e conta com o sistema full airbags, composto por dois frontais, quatro cortinas, dois laterais e um específico para o joelho do motorista.
Disponível a partir de julho de 2010, o Lancer Evolution X chega ao mercado em cinco cores: preto, vermelho, prata, cinza e branco.