Novo Fiat Idea fica mais atraente e ganha novas versões

A Fiat Automoveis apresentou ontem (29.07) o novo Idea, com novo design externo, novos motores E.torQ e uma nova gama de versões.

 Desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, dá ao modelo um ar mais sofisticado, com linhas mais esportivas e modernas. Na traseira, novas lanternas iluminadas por LEDs, novidade entre os veículos por aqui produzidos. O novo Fiat Idea passa a oferecer a nova família de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvida pala engenharia da FPT – Powertrain Technologies. Na versão 1,4 litro, o motor continua sendo o antigo Fire. Agora, o cliente pode escolher entre sete versões na nova gama do Fiat Idea: são três motorizações (Fire 1.4, E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V), quatro níveis de acabamento (Attractive, Essence, Sporting e Adventure) e dois câmbios – mecânico de cinco marchas ou Dualogic® Automático. Lançado no Brasil em 2005, o Fiat Idea chegou com uma proposta criativa e cheio de novidades para o mercado nacional A tecnologia foi um aspecto importante, como o teto solar skydome, freios com ABS, airbags, viva-voz com Bluetooth e sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular. Além disso, na época, ele foi o único modelo de seu segmento a oferecer duas motorizações flex. No ano seguinte, a Fiat lançou a versão Adventure, a primeira minivan do país com apelo off-road light. Em 2008, o Idea Adventure ganhou o bloqueio do diferencial, o Locker. Design As novas linhas do novo Fiat Idea ressaltam beleza. Seus novos contornos incluíram mudanças marcantes na dianteira e na traseira, tornando o modelo mais moderno, elegante e esportivo. Na dianteira, capô, pára-choque e grade dianteira são novos, deixando a frente mais arredondada e imponente. O capô ficou mais afilado, com planos curvos e vincos bem definidos. O pára-choque é mais envolvente e robusto e, ao mesmo tempo, a grade foi afilada. Esses elementos dão ao novo Fiat Idea um ar elegante. O que chama mais a atenção são os novos faróis polielípticos de dupla parábola, que oferecem melhor distribuição da luz e excelente homogeneidade. Eles ficaram maiores e mais inclinados, com formato semelhante ao de um triângulo inclinado com cantos arredondados. Seu desenho rico em detalhes, que são ressaltados também pelo contraste das texturas e com as novas cores criadas especialmente para cada versão. Na traseira, a tampa – com aerofólio integrado – e o vidro posterior são novos e se encaixam perfeitamente no visual do modelo, com linhas mais dinâmicas e superfícies mais bem definidas. O pára-choque traseiro, que traz a placa do veículo embutida, segue a forma do dianteiro. Harmonizado com as linhas do carro passa robustez e modernidade ao Idea. As lanternas traseiras, com o sistema de iluminação por LEDs e guias de luz conferem ao Fiat Idea um visual único. Os LEDs – que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais – instalados nas lanternas produzem um efeito visual diferenciado quando as luzes de posição do carro são ligadas e as guias de luz iluminadas. Eles também oferecem baixo consumo de energia, alta resistência a impactos e vibrações, além de alta eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O brake-light também é composto por LEDs. A lateral recebeu novos pára-lamas dianteiros e frisos cromados, um toque elegante que ajuda a definir os harmoniosos planos do carro. Os espelhos retrovisores externos são cerca de 40% maiores e contam com repetidores laterias de LEDs e guias de luz. Rodas de liga-leve, calotas e maçanetas também são novas.

 As versões Sporting e Adventure ganharam detalhes exclusivos. Para a Sporting, a mais cativante da nova linha Idea, foi criado um conjunto de elementos estilísticos, resultando em um visual mais esportivo e sedutor.

Ele é composto por minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e rodas exclusivas, além dos faróis e lanternas com máscara negra. A Adventure possui pára-choques e apliques das caixas de roda e das laterais específicos, dando-lhe um ar robusto – como condiz ao seu perfil de uso. O estepe fica à mostra, recoberto e protegido por um protetor que foi desenvolvido para este novo Idea. O interior ganhou bancos dianteiros mais envolventes e o revestimento dos bancos pode ser em couro, ter apoio de braço central, além de ser possível adicionar uma mesinha atrás do banco do passageiro. Os bancos também ganharam novos tecidos diferenciados para cada versão e a adoção da tecnologia “embossed”, que aplica formas e desenhos em relevoO volante, também é novo. O Idea conta com diversos porta-objetos e vale destacar o console no teto, com quatro porta-objetos e espelho vigia para o banco traseiro. Outra novidade é a adoção de fechadura elétrica do porta-malas em todas as versões. As versões Attractive e Essence do novo Fiat Idea receberam quadro de instrumentos com iluminação branca, com melhor visualização, eles trazem velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, um display digital com relógio, hodômetro, computador de bordo e My Car Fiat. Opcionalmente, as versões Essence podem ser equipadas com um quadro ainda mais completo, que traz informações do computador de bordo B, do rádio, do calendário e do indicador de temperatura externa.

Para o Fiat Idea Sporting foi criado um quadro exclusivo, com iluminação branca e inscrição “Sporting”, que exibe um conjunto completo de informações: velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, computadores de bordo A e B, hodômetro, relógio, rádio, calendário e indicação de temperatura externa. As versões Adventure também possuem um painel de instrumentos diferenciado, com serigrafia exclusiva. Ele traz as mesmas informações que o painel do Sporting. Motores O Fiat Idea é oferecido com três motorizações: Fire 1.4 8V Flex e os novos E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, ambos Flex. O motor 1.4 é o mesmo que equipa o atual Fiat Idea ELX. Já os novos motores E.torQ oferecem alto desempenho, com bom torque em baixas rotações, sem sacrificar o consumo. Eles são fabricados na moderníssima fábrica FPT – Powertrain Technologies em Campo Largo, Paraná. Eles são dotados de uma série de itens de alta tecnologia. Abaixo alguns desses componentes: • Pistões otimizados e grafitados • Bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas • Anéis do tipo low friction • Câmera de combustão com baixa relação superfície/volume • Corpo de borboleta drive-by-wire com sensor contactless • Coletor de aspiração em plástico e tampa do cabeçote em plástico • Corrente de distribuição e tuchos hidráulicos • Virabrequim com microestrutura especial e com oito contra-pesos • Cárter estrutural em alumínio O motor E.torQ 1.6 16V que equipa as versões Essence produz 115 cv de potência rodando somente com gasolina, e 117 cv com etanol. Seu torque máximo – 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol – é atingido a 4.500 rpm. Já o 1.8 16V Flex tem potência de 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo, 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), é atingido a 4.500 rpm. Os preços começam em R$ 43.600,00 na versão 1,4 litro e vai até R$ 59.100,00 na Adventure completa. Gama completa do Fiat Idea: Versão Motor Potência / torque Câmbio Attractive 1.4 8V Flex 80 cv (gasolina) / 81 cv (etanol) 12,2 kgfm a 2.250 rpm (gas.) / 12.4 kgfm a 2.250 rpm (etanol) mecânico Essence 1.6 16V 115 cv (gasolina) / 117 cv (etanol) 16,2 kgfm a 4.500 rpm (gas.) / 16,8 kgfm a 4.500 rpm (etanol) mecânico Essence Dualogic Dualogic Sporting 1.8 16V 130 cv (gasolina) / 132 cv (etanol) 18,4 kgfm a 4.500 rpm (gas.) / 18,9 kgfm a 4.500 rpm (etanol) mecânico Sporting Dualogic Dualogic Adventure mecânico Adventure Dualogic Dualogic.