O lado brilhante de Vettel


Desde a ultrapassagem polêmica (?) sobre o companheiro de equipe e a conseqüente vitória na Malásia, muito se falou sobre Sebastian Vettel finalmente mostrar sua cara, seu lado negro, que na verdade o moçinho era bandido. Acho que deu pra ver na corrida desse fim de semana, no Bahrein, que na verdade esses adjetivos servem para outros pilotos, como o Sergio Perez, que por estar muito pressionado fez qualquer coisa na pista, inclusive bater roda com roda com o companheiro Button. Vettel, para quem eu realmente torço que nesse ano ele seja o tetracampeão mais jovem da categoria, deu um show como o Alonso deu na semana passada na China, com um agravante, ele sobrou muito mais que o espanhol.

Aliás, a corrida árabe, última antes do campeonato realmente começar, teve um ingrediente típico das etapas européias, nivelou quem realmente vai brigar de quem apenas vai participar. Mais do que exaltar a vitória do alemão, da estupenda corrida das duas Lotus e da incrível reação de Hamilton no final, parece que as peças no tabuleiro começam a tomar seus lugares. Infelizmente para nós brasileiros, além de ser o segundo piloto em uma equipe que ainda esta se acertando, o Felipe tem o azar dos azares. Furar duas vezes o pneu trazeiro direito durante a corrida pode significar até algo mais que o simples toque do destino, como é o caso do Webber, um eterno perdedor em termos de campeonato, um segundo piloto que corre para si e dane-se o resto da equipe, uma vaga que deve se abrir a partir de agosto.

Barcelona chega no dia 12 de maio com Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen e talvez Button lutando por vitórias e pelo título desse ano, o resto pode até dar um calor, mas não vai acontecer nenhuma surpresa.

Surpresa mesmo esta acontecendo na MotoGP. No fim do ano passado eu escrevi na minha coluna que acreditava que o Marc Marques iria dar muito trabalho esse ano para o pessoal mais velho, mas não esperava que fosse tão cedo! O espanhol colocou a casa em ordem na Honda, esta fazendo a alegria da Repsol e praticamente encerrando a carreira do Dani Pedrosa. Não teve pra ninguém, o moleque foi sensacional desde a largada até a bandeirada final, que, aliás, ele recebeu com uma tremenda dianteira, deixando cada dia mais o companheiro com cara de bundão. O campeonato esta apenas na segunda etapa, mas acredito que ele e não o Dani vai brigar pelo título, junto com as Yamaha do Valentino e do Lorenzo, ficando o resto, se não se mexerem, de coadjuvantes do ano. São os ares da renovação sempre importante na MotoGP revelando sempre talentos que vão perdurar e fazer história, até porque ali não dá pra enganar por muito tempo, ou dá ou desce da moto.

Falando em novidades, uma ótima vem da terra do Tio Sam. Pela primeira vez na história da Fórmula Indy um japonês consegue vencer uma corrida. Takuma Sato, um japa gente finíssima que eu conheci quando ainda fazia a cobertura da Fórmula 1 para a Rede Globo, ganhou a etapa de Long Beach, a famosa Praia Grande gringa. Esse nipônico de sorriso fácil e atencioso com todos merece toda a glória e a deferência que esta sendo dada a ele por essa imensa e inigualável conquista. Gosto de ver gente assim, de bom caráter e bom humor se dando bem na vida, deixando os carrancudos e defecadores de verdades se matarem por um lugar ao sol. Por falar em sol, ele esta brilhando mesmo para o também bem humorado e gente boa Hélio Castroneves, que vai chegar para a corrida de São Paulo líder do campeonato. O Helinho bateu muito na trave e acho que já passou da hora dele ser campeão da categoria, não por ser apenas bom menino, mas por mérito mesmo, depois de tudo que ele passou na vida, nada mais justo!

Por falar em justiça, que ela seja feita em relação ao rally. Os XGames mostraram para os brasileiros que nem tudo esta perdido no automobilismo nacional. As eliminatórias e a corrida final foram de arrepiar, foram responsáveis pelos picos de audiência no evento no domingo passado na TV aberta e realmente mexeram com o público presente. Isso tem que continuar, nomes como o do Nelsinho Piquet ajudam demais a alavancar esses eventos, mas o apoio é importante, quem sabe se a gente empurrar o carro das competições brasileiras não pega, pode até ser no tranco, mas tem que pegar.

 A gente se encontra na semana que vem!

 Beijos & queijos

 e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0