Vettel, herói ou bandido?


Esperei uma semana para emitir minha opinião sobre esse assunto, até porque eu gostaria de saber o que pensam pessoas mais experientes que eu  até para poder saber até onde algumas divagam sem um claro conhecimento sobre o assunto.
Antes da minha opinião, quero deixar claro algumas coisas que, às vezes, passam batidas no calor da discussão. Em primeiro lugar a Red Bull é uma equipe grande e tem absoluto controle sobre tudo que acontece na pista. Em segundo lugar, todos os pilotos que estão na pista sabem exatamente o que os outros estão fazendo, não cabe a retórica do “eu não sabia”. Terceiro, como eu sempre disse, o melhor tem que vencer, porque ele tem o melhor carro, a melhor assistência e o melhor contrato. Finalmente, quarto, resolver as coisas na imprensa sempre acaba em uma nova vaga para o ano seguinte.
Isso colocado, vamos lá. Não sei o que as pessoas querem fazer com o Vettel depois da manobra pouco ortodoxa que ele fez na corrida da Malásia. Argumentar que o Webber foi traído e que o Vettel foi desleal é no mínimo uma vontade tremenda de fazer com que o piloto alemão seja nivelado por baixo em uma categoria onde os talentos são raros. Ele passou e foi embora, desrespeitou a ordem da equipe, prejudicou a corrida do companheiro. Aonde? Ele passou o Webber que, nos três títulos que o alemão conquistou nem conseguiu ser vice, portanto não dá pra comparar um com outro, desrespeitou uma ordem da equipe que, até onde eu sei, deveria e poderia ter mandado devolver a posição pró companheiro, e não fez por quê? Porque sabia e foi conivente com a manobra. Prejudicou a corrida do Webber tirando a vitória, pode até ser, mas o motorista australiano não tem currículo nem moral pra reclamar de nada, foi ele mesmo que disse que não ia ajudar o Vettel a conquistar o segundo título e ia cuidar da vida dele, foi esse gênio que na primeira etapa do ano largou em segundo e chegou em, bem lá atrás, foi o surfista azulado que esteve com um pé fora da equipe e acabou ficando mais um por causa do empresário, não pelas suas grandes atuações.
Existe uma grande hipocrisia nesse ataque ao tricampeão Vettel. Ele esta dominando a categoria e o medo que se torne um Schumacher mais novo, não nas sacanagens, mas nos recordes e títulos conquistados, faz com que as pessoas resolvam malhar ao invés de encontrar um talento para brigar de igual para igual com ele. Quem poderia fazer isso está a alguns passos atrás, as equipes ainda estão perdidas e os erros se multiplicam mais que os acertos. Veja o que aconteceu com o Alonso, com a asa quebrada conseguiu apenas dar uma volta, a equipe mandou seguir e deu no que deu. Se ele fosse piloto da Marussia e tivesse feito essa confusão, provavelmente a equipe seria multada e ele pagaria a pena no próximo grid, mas é a Ferrari, então tá tudo certo, tão certo que, ela ficou todinha pro Massa que chegou onde largou. E o Hamilton em relação ao Rosberg? Aí meu amigo, o contrato falou mais alto!
Venceu o melhor na atualidade, o chororô do Webber não vai dar em nada, só em uma polêmica barata que vai se dissolver com os resultados ruins que ele deve conquistar durante o ano e que todos devem esquecer antes de Mônaco. Quanto aos outros, bem, o negócio é correr atrás.
Aliás, correr atrás esta se tornando um péssimo hábito na Formula Indy. Na primeira etapa, por mais que se tentasse, a corrida foi uma das coisas mais chatas e sonolentas dos últimos anos. O trenzinho formado onde ninguém passa ninguém lembra muito corridas de turismo, a falta de sangue nos olhos de alguns pilotos dá a impressão que eles estão no cockpit conversando amenidades com os engenheiros das equipes, e a imensa quantidade de pit-stops durante a corrida incentiva a todos dar uma escapadela para a cozinha, porque James Hinchcliffe ganhando corrida ninguém merece.
Vou ficando por aqui, ainda incrédulo com a afirmação do Bernie Ecclestone de que ele gostaria de transferir a Fórmula 1 de São Paulo para o Rio de Janeiro por achar Interlagos pequeno para o evento. Eu acho legal, apoio a idéia, só não acredito que os pilotos topariam correr de Jet Sky na lagoa. Me poupe! 

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos
e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0