A competição, que entra em seu oitavo ano, inicia a temporada com novidades em relação às categorias, premiação e o 207 Rally que disputa a Copa Peugeot.
A primeira etapa acontece nos dias 05 e 06 de março (sexta-feira e sábado), em Curitiba (PR), simultaneamente ao Rally Internacional de Curitiba.
A prova será também válida pela segunda etapa do IRC – Intercontinental Rally Challenge, competição de rali mundial promovida com a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), evento na qual a Peugeot do Brasil é patrocinadora máster.
Uma das novidades da competição diz respeito às categorias que compõem o Rally de Velocidade, que passam a ter novas denominações e uma formatação diferente. A categoria 206, porta de entrada da Copa Peugeot, agora reunirá a 206 Light e a 206 Máster que estiveram em vigor até a temporada passada. Já a 207, se divide em duas categorias distintas: 207 Máster e 207 Super.
A primeira é aberta a pilotos que não tenham sido campeões ou vice-campeões por duas vezes ou mais na Copa Peugeot, ou mesmo campeões em quaisquer outras categorias do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Já a 207 Super é aberta a qualquer piloto, independente do nível de experiência em rali. Para os navegadores, o regulamento da competição prevê participação sem restrições de categorias.
As novidades se estendem ao carro produzido pela Peugeot Sport Brasil para o Rally de Velocidade. O Peugeot 207 Rally que estreou na terceira etapa de 2009, teve mais 12 unidades fabricadas para a temporada 2010 – todas já vendidas, chegando a um total de 20 carros. O veículo, comercializado por R$ 55 mil, é entregue ao competidor pronto para correr, com dois macacões SPARCO, padronizados para uso na competição e homologados pela FIA.
Tecnicamente, o veículo recebeu alterações, a fim de otimizar o desempenho nas provas. Uma delas foi no motor 1.6 litros 16V Flex que, embora seja o mesmo para os Peugeot 207, dispõe de diferentes níveis de potência de acordo com a categoria em que o carro está inserido.
Movido a etanol, o motor gera 140 CV de potência para os carros que competem na categoria 207 Máster. Para a 207 Super, o motor desenvolve 150 CV de potência. Tal diferença foi obtida por meio de um novo gerenciamento eletrônico do sistema de injeção, um grande benefício para o competidor, pois, no caso de um upgrade de categoria, basta efetuar a liberação do gerenciamento da central eletrônica, sem necessidade de investimento adicional.
O câmbio do 207, acionado através de comando por cabo, conta com a mesma relação de marchas utilizada no 206, com mudanças apenas no diferencial, tendo em vista o melhor aproveitamento da nova potência do motor e também um aumento da durabilidade do câmbio (relação final: 4.54/1 –pinhão com 13 dentes, coroa com 59 dentes).
O Peugeot 207 Rally passa a contar com novos amortecedores, desenvolvidos pela marca alemã Bilstein especialmente para a Copa Peugeot. O santantônio,
arco de proteção anticapotamento fabricado de acordo com normas
internacionais e homologado pela FIA, adota um “X” de proteção adicional na área das portas. O extintor de incêndio passa a ser posicionado na posição vertical, fixado na lateral traseira, do lado direito do veículo.