Ford Fiesta RS surpreende e vence o Rali da Suécia

Neve, gelo e muito frio. O Rali da Suécia, prova de abertura da temporada 2011 do Campeonato Mundial de Rali (WRC), foi vencido pelos finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, com um Ford Fiesta RS.
Antes do rali, as duplas da Citroën já sabiam que teriam um enorme desafio pela frente. Além de estrear um novo carro, as duplas da Citroën teriam como adversárias diversas duplas de pilotos nórdicos que só foram superados nesta prova uma vez nas últimas três décadas – exatamente por Loeb/Elena, em 2007. Para piorar, as condições das estradas percorridas pelo rali mudavam continuamente, com influências imprevisíveis no rendimento dos carros.
No primeiro dia de rali, a neve que caiu pouco antes da largada tornou as condições das estradas piores para as primeiras duplas que deram a partida; no último, a falta de vento fez a neve ficar suspensa no ar, reduzindo dramaticamente a visibilidade. “Havia um manto branco na frente do capô”, resumiu Ingrassia. “A neve permanecia suspensa no ar e não caía porque não havia vento. Foi muito difícil.” Ogier completou: “Tive que diminuir o andamento em algumas seções mais rápidas, simplesmente porque não havia visibilidade e preferi não correr riscos”. Mesmo assim, Ogier perdeu terreno em um dos trechos ao atingir um muro de neve. “Isso bloqueou o filtro de ar e, no final do estágio, o motor não desenvolvia potência máxima.”
Os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena, companheiros de Ogier/Ingrassia no Citroën Total WRT, terminaram em sexto lugar, depois de terem dois pneus furados nos primeiros dias de prova. “Eu não tinha nenhuma chance de terminar entre os três primeiros e meu maior objetivo passou a ser terminar o rali. Mesmo sem ser o resultado que esperávamos, somamos pontos no campeonato”, declarou o piloto francês, que já pensava na próxima etapa: “Esse sexto lugar nos deixa em boa posição de largada para o Rali do México.”
As duplas Petter Solberg/Chris Patterson e Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom também terminaram nos pontos com seus Citroën DS3 preparados pela Citroën Racing Technologies. Solberg, inscrito pela Petter Solberg WRT, terminou em quinto lugar, mesmo tendo que ceder o volante a Patterson nos estágios finais – ele foi flagrado em excesso de velocidade durante um trecho de deslocamento realizado em estrada aberta ao tráfego normal e teve sua carteira imediatamente apreendida, conforme as leis suecas. “Não há o que contestar: errei e tive que pagar por isso”, conformou-se. Raikkonen terminou em oitavo – um bom resultado para o ex-campeão mundial de F1, que estreou sua própria equipe (Ice 1 Racing).
Olivier Quesnel, diretor da Citroën Racing Team, manifestou satisfação ao ver os quatro Citroën DS3 entre os oito primeiros colocados no rali. “Foi a primeira corrida do DS3 e ele se mostrou competitivo e confiável durante todo o final de semana”, analisou. “Antes da largada, sabíamos que não éramos favoritos neste tipo de piso. Vamos aguardar os ralis na terra para ter uma idéia mais precisa de nosso potencial.”
Uma das novidades do Mundial de Rali em 2011 é a atribuição de pontos no campeonato aos três melhores pilotos do “Power Stage”, a etapa final do rali, na escala 3, 2 e 1 aos mais rápidos nesse trecho. Na Suécia, Ogier/Ingrassia e Loeb/Elena fizeram a dobradinha no Power Stage, dando uma amostra de que o DS3 tem grande potencial para repetir a trajetória vitoriosa do Xsara (2000 a 2006) e do C4 (2007 a 2010). 

Rali da Suécia – 11 a 13 de fevereiro de 2011

Resultado final

1) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 3h23:56.6
2) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 6.5
3) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 34.0
4) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 47.7
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 1:31.2
6) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, a 2:30.3
7) Per-Gunnar Andersson (Suécia)/Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 6:22.0
8) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, a 7:02.3
9) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 10:11.5
10) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes)/Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 10:31.1

Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após a primeira das 13 etapas:

Pilotos – 1) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 25 pontos; 2) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 18; 3) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 16; 4) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 15; 5) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 10; 6) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 10; 7) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 8) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, 4; 9) Matt Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 2; 10) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Fiesta RS, 1 ponto

Co-pilotos – 1) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 25 pontos; 2) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 18; 3) Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 16; 4) Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 15; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, 10; 6) Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 10; 7) Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 8) Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, 4; 9) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 2; 10) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 1 ponto.

Fabricantes – 1) Ford Abu Dhabi WRT, 40; 2) Citroën Total WRT, 18; 3) M-Sport Stobart Ford WRT, 18; 4) Ice 1 Racing, 8; 5) Team Abu Dhabi, 6; 6) FERM Power Tools WRT, 4; 7) Monster WRT, 2.

Calendário do Campeonato Mundial de Rali (WRC)

10 a 13 de fevereiro, Suécia

3 a 6 de março, México

24 a 27 de março, Portugal

14 a 16 de abril, Jordânia

5 a 8 de maio, Itália

26 a 29 de maio, Argentina

16 a 19 de junho, Grécia

28 a 31 de julho, Finlândia

18 a 21 de agosto, Alemanha

8 a 11 de setembro, Austrália

29 de setembro a 2 de outubro, França

20 a 23 de outubro, Espanha

10 a 13 de novembro, Grã-Bretanha


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