Desde que passou a integrar o calendário da Fórmula Truck, em 1997, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), foi palco da primeira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria em nove ocasiões. A única pista do Nordeste a integrar o calendário nacional, justamente por conta da tradição que conquistou na categoria dos caminhões mais rápidos do mundo, volta em 2014 à condição de sede da abertura de uma temporada.
A primeira das dez corridas do ano, que dará início à disputa pelos dois títulos da Fórmula Truck – dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro –, será disputada neste domingo (16), sob uma expectativa de reunir mais de 45.000 nas arquibancadas e nas áreas vip instaladas no autódromo. A programação de pista do GP Aurélio Batista Félix terá início na sexta-feira (14), para quando estão marcadas duas sessões de treinos livres de 60 minutos, cada.
A etapa pernambucana foi a primeira do campeonato da Fórmula Truck em suas nove primeiras edições, realizadas sempre no mês de março dos anos de 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2004, 2005 e 2006. Em 2007, a corrida aconteceu em agosto. As seis edições entre 2008 e 2013 foram disputadas no mês de maio, sempre valendo como terceira etapa. A cidade deixou de receber a categoria apenas duas vezes, nas temporadas de 1996 e 2003.
“O fato da Fórmula Truck voltar a abrir o calendário em Caruaru é muito importante para Pernambuco e para o Nordeste”, opina o piloto Beto Monteiro, pernambucano que corre pela Scuderia Iveco. “Nós recuperamos a condição que tínhamos, que é a honra de abrir o campeonato da categoria mais popular da América do Sul. Recuperamos as nossas origens. Hoje a Fórmula Truck já é parte da cultura dos pernambucanos”, aponta o piloto.
O público pernambucano, historicamente um dos mais participativos da Fórmula Truck, tem um motivo a mais para comparecer ao autódromo neste domingo para a abertura da temporada de 2014: Monteiro, tido como ídolo do automobilismo local, estará na pista como atual campeão. “Conto com a torcida me apoiando outra vez, sabendo que eu trouxe para Pernambuco os títulos de campeão brasileiro e de campeão sul-americano da Truck”, diz.
Monteiro figura na lista de vencedores da etapa de Caruaru. Ele ganhou a corrida em 2004, mesmo ano em que conquistou o primeiro de seus dois títulos brasileiros – na época, com um Ford. Ele esteve no pódio caruaruense outras quatro vezes. Foi segundo colocado em 2002, igualmente competindo com um caminhão Ford. Terminou em quarto lugar em 2010 e 2013 e ficou em terceiro em 2012, nesses três casos já pilotando o caminhão Iveco.
“Todas as vezes que consegui levar o caminhão até o fim da corrida sem problemas fui para o pódio”, observa Monteiro. “Tenho uma expectativa muito grande. Os dois títulos que conquistamos no ano passado me dão motivação para iniciar outro ciclo vencedor. Eu vou para cima, quero repetir a campanha e ser campeão também neste ano”, anima-se o único piloto nordestino no grid da Fórmula Truck, que esteve no pódio de cinco das dez etapas de 2013.
PROGRAMAÇÃO
Os pilotos da Truck estarão juntos na pista pela primeira vez no ano na sexta-feira, para duas sessões de treinos livres de 60 minutos, começando às 11h e às 14h. No sábado (15) haverá dois treinos, de 45 minutos, a partir das 8h30 e das 10h15. A tomada de tempos classificatória, a partir das 13h, será transmitida ao vivo no site formulatruck.com.br. A prova de domingo terá transmissão ao vivo em HD da Rede Bandeirantes a partir das 13h.
HISTÓRICO DO GP DE CARUARU DA FÓRMULA TRUCK
Todas as poles e vitórias no Autódromo Internacional Ayrton Senna
1997 – pole: Renato Martins (SP/Scania); vitória: Renato Martins (SP/Scania)
1998 – pole: Djalma Fogaça (SP/Volvo); vitória: Djalma Fogaça (SP/Volvo)
1999 – pole: Renato Martins (SP/Scania); vitória: Renato Martins (SP/Scania)
2000 – pole: Jorge Fleck (RS/Volvo); vitória: Jorge Fleck (RS/Volvo)
2001 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
2002 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
2004 – pole: Beto Monteiro (PE/Ford); vitória: Beto Monteiro (PE/Ford)
2005 – pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Beto Napolitano (SP/Volkswagen)
2006 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Leandro Totti (PR/Ford)
2007 – pole: Leandro Totti (PR/Ford); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2008 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2009 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2010 – pole: Valmir Benavides (SP/Volkswagen); vitória: Valmir Benavides (SP/Volkswagen)
2011 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2012 – pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2013 – pole: Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN); vitória: Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz)