Ford busca parceiros para desenvolver aplicativo

Novo Focus Sedan

A Ford vai estender a desenvolvedores de todo o mundo o concurso de criação de aplicativos para ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito. O Traffic Tamer App Challenge vai distribuir prêmios de até 10.000 dólares para os melhores aplicativos voltados à fluidez do trânsito, acessando as informações do computador de bordo dos veículos por meio da plataforma aberta OpenXC.
A plataforma OpenXC permite o acesso a mais de 20 tipos de dados do veículo, incluindo desde as coordenadas do GPS à informação se o limpador de para-brisa e os faróis estão ligados. Esses dados podem ser usados por aplicativos para dar aos motoristas, ou futuros veículos automatizados, uma visão detalhada e em tempo real das condições do trânsito, das estradas e do tempo, dentro de uma rede de transporte de carros conectados.
O primeiro Traffic Tamer App Challenge foi lançado em Londres, no ano passado, e seu resultado será anunciado no dia 18 de maio, com prêmio de 7.300 euros para o primeiro colocado. A Ford anunciou que concursos semelhantes serão lançados com foco em mais cinco cidades, na Ásia, África, América do Norte, América do Sul e novamente na Europa, a serem divulgadas posteriormente.
“Na Ford, estamos convencidos que o futuro sucesso do transporte pessoal depende de redes integradas que aproveitem totalmente a conectividade móvel e o compartilhamento de dados”, diz Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. “Com a plataforma de pesquisa OpenXC demos o primeiro passo para tornar acessíveis essas valiosas informações de bordo. Com o Traffic Tamer App Challenge, estamos chegando às melhores cabeças fora da Ford para nos ajudar a tornar a direção do futuro mais inteligente, verde, segura e menos congestionada.”
No futuro, além de aplicativos para smartphones e dispositivos móveis, também poderão ser lançados desafios para a criação de soluções de hardware, como a manopla de câmbio desenvolvida pela Ford que indica o momento ideal de troca de marcha por vibração.