Coluna “Andando de carro” – Por Antônio Fraga

Coluna “Andando de carro” Especial para o www.acidadeon/campinas.com.br 19.07.201

Um grande avanço

A FCA, empresa que une a Fiat e a Chrysler, inaugurou na última quarta-feira, na sua fábrica em Betim-MG, o Safety Center, seu mais moderno espaço dedicado à segurança veicular na América Latina. Integrante do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, trata-se da peça que faltava para a FCA Latam atingir a autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim.
Numa área de 7.600 m² e uma pista de 130 metros, a marca pode realizar testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h.
Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes. Para Marcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, o Safety Center é uma importante conquista e vai contribui para a melhorar e agilizar o desenvolvimento dos próximos veículos da marca.
O investimento foi de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento). Até então, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos.

Que porrada
Durante a inauguração, foi feito um teste de impacto com uma Fiat Toro. Assustador o barulho do impacto e a violência. Impressionante e positivo que a Fiat Toro manteve o habitáculo intacto, nem o vidro saiu do lugar. Custo da brincadeira: aproximadamente três Toros novas. Das topo de gama.

Lindo, veloz e limpo

O mais novo bólido da marca alemã Porsche vai ser apresentado oficialmente daqui a dois meses e estará à venda no final do ano. Mas não é um modelo qualquer: é o primeiro carro da marca totalmente elétrico. O Taycan, que fez uma pré apresentação na última prova da Fórmula E (categoria de monopostos elétricos e que possivelmente será o futuro da F1), já tem uma fila de espera de 20 mil compradores em todo o mundo. Inclusive, no Brasil.
O Taycan vai ter um “motor de 500 cavalos” e deverá fazer de 0 a 100km/h em 3,5 s e alcançar os 250 km/h. A autonomia deverá ser superior a 500 quilômetros e as recargas muito rápidas.

 

Parceria elétrica

O presidente da Ford, Jim Hackett e Herbert Diess, CEO da Volkswagen, confirmaram que marca norte-americana pretende acelerar o seu plano de eletrificação junto com a plataforma modular elétrica da Volkswagen (MEB) para produzirem carros elétricos para o mercado europeu. O acordo prevê que a Ford desenvolva veículos comerciais, como picapes, já para 2022 e à VW, um veículo comercial urbano para vender em quase todo o mundo.

 

Faz falta
Uma pena que não venha para o mercado nacional. A Ford Europa anunciou o preço para o novo Focus ST. A nova geração do fantástico esportivo da Ford europeia, conta com uma das motorizações disponíveis no Mustang: o 2,3 litros Ecoboost de 280 cavalos. O carro conta coma calibragem bem esportiva, assim como o acabamento. O preço será é de 41.728 euros.

 

Que peninha
Segundo o veiculo de comunicação alemão, Automobilwoche, fontes ligadas à marca alemã Mercedes Benz, confirmam que a picape média Classe X, pode ser descontinuada. A picape que é produzida na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha, não atendeu as prespectivas comerciais.
Lançada em 2017 para ser o máximo em conforto e tecnologia no mercado de utilitários, o modelo vendeu em torno de 17 mil unidades ate agora nos mercados da Europa, Austrália e África do Sul. O Brasil, mercado que aprecia muito esse segmento, era tido como um dos principais compradores.
Especialistas acreditam que o preço e uma serie de recalls atrapalharam as vendas.

 

História de sucesso
A Mercedes Benz aproveitou a 80° vitória de Lewis Hamilton, em Silverstone, para comemorar os 125 anos da marca em competições. A história da marca com as competições começou em 1894, na França, com a corrida entre Paris e Rouen.