Encontro de Carros Antigos no RJ homenageia Luigi Ciai

Luigi Ciai fez parte da história do motociclismo, do automobilismo e do Rio de Janeiro. Foi um herói das pistas e da mecânica, um sensível que regulava Miura de ouvido com uma chave de fenda como um Luthier. Faleceu recentemente e foi homenageado no jornal O Globo e em alguns sites de automobilismo. Por causa da sua importância para o automobilismo, o Veteran do Rio de Janeiro não poderia deixar de homenageá-lo no XXI Encontro de Automóveis Antigos, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Em 1945 Ciai começa a sua vida de corredor de motocicletas. Faz sua estreia com uma Benelli de rua, preparada pelo seu pai, Remo, e vence no circuito de Riccione/Adriático/ e Tortoreto de Abruzzo. Ciani era um italiano amante das motos, ferraris, motores e muita velocidade e foi homenageado por um museu da Benelli. A moto que ele corria em 1945 está exposta no Museu Morbidelli em Pesaro, na Itália, terra da Benelli.
Acompanhou de perto os motociclistas mais novos, como Valentino Rossi  e Max Biaggi, com quem sempre se encontrava e conversava nas pistas. Não perdia uma etapa da Stock Car no Rio de Janeiro, quando encontrava os amigos e lembrava dos velhos tempos de pista.

Programação também terá palestra com Bird Clemente

 No encontro do Rio haverá, também, uma palestra com Bird Clemente, com o tema “Grandes tempos, máquinas incríveis”. Bird Clemente promete contar muita história sobre os bastidores da pista. Bird disputou categorias nacionais entre as décadas de 1950 e 1970. Começou a pilotar aos 21 anos e cinco anos depois conseguiu o primeiro contrato para dirigir para a equipe oficial Willys, tornando-se o primeiro piloto profissional do Brasil. Em 2008, lançou o livro “Entre Ases e Reis de Interlagos” com histórias e imagens do automobilismo brasileiro.
Além disso, haverá um bate-papo com José Rezende Mahar sobre os 100 anos da Alfa Romeo. Mahar é jornalista, advogado e publicitário. É, sem duvida, um dos mais competentes profissionais da área automotiva brasileira.

O encontro será uma viagem ao tempo com exposição de carros nacionais e importados das décadas de 20 a 80. Reúna a família e curta o passeio no Forte de Copacabana, que promete ser imperdível.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0