Apesar da demora, o Ford Focus agora é flex

Lançado na Europa em 1998 para suceder o Ford Escort, o Ford Focus logo se tornou uma referencia pelo conjunto e foi varias vezes merecedor de reconhecimentos com prêmios em todo o mundo. Dono de um conjunto de engenharia fantástico, que logo emprestou para diversos carros conceituados seus dotes, como por exemplo, as Volvo, Mercedes e outros carros da própria Ford, o Focus logo se tornou um sucesso de vendas e principalmente de fidelidade de seus consumidores. Na sua segunda geração, ainda mais avançado e moderno, o novo Focus, lançado no meio deste ano no Brasil, ganha agora a motorização flexível, ou seja, que pode andar com álcool ou gasolina na proporção desejada. É certo que, assim como ocorreu com outros produtos da Ford, que demoraram para chegar ao mercado com essa tecnologia, o Ford Focus perdeu vários consumidores pela falta da liberdade para abastecer, já que hoje é uma exigência do mercado automotivo brasileiro. E, assim como conta a historia da marca americana no Brasil, chega apenas na versão de 1,6 litro, sendo que a top, que conta com um belíssimo motor de dois litros, ainda não tem previsão de chegar ao mercado.


O novo Ford Focus ganha um novo e moderno motor, totalmente de alumínio, denominado de Sigma e que vai se estender por outros produtos da marca. O novo motor é um projeto global, que está sendo produzido na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo e oferece um desempenho superior, mais economia e baixas emissões. Dentro do seu segmento ele se destaca na comparação com seus competidores.

Feito com bloco, cabeçote, cárter e pistões em alumínio, o motor da família Sigma se destaca pela leveza, eficiência, durabilidade e padrão de sustentabilidade, mas acima de tudo, pelo equilíbrio do torque e da potência. Tecnologicamente avançado, o motor possui 16 válvulas com duplo comando acionado por correia e é o mais forte da categoria: oferece potência de 115,6 cavalos com álcool e 109,3 cavalos de potência máxima com gasolina, e torque de 160 Nm (álcool) e 151 Nm (gasolina). Com apenas 1.500 rotações por minuto, o motor já proporciona 80% do seu torque Maximo. a sua Fornece 80% do torque máximo a apenas 1.500 rpm. Os números oferecidos pelo novo motor do Focus, ficam mais claros com as prestações oferecidas pelo modelo: o Focus 1,6 flex acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina). Com relação ao consumo, o modelo “bebe” 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool), na cidade e na estrada, 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool). Na média faz 13 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool), números fornecidos pelo fabricante. Inicialmente (?), o Focus equipado com o motor Sigma, só estará disponível com câmbio manual de cinco velocidades.
Bem equipado, o modelo dispõe de serie de direção hidráulica de série, airbag duplo, ar condicionado, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD-player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas. Os freios são a disco na frente e a tambor na traseira e opcionalmente, podem vir com freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).

O novo Ford Focus com motorização flexível chega ao mercado na versão hatch a partir de R$ 49.900.


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