A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. O Duratec Direct é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações nesse segmento de veículos. A apresentação ocorreu nesta semana em São Paulo, junto com a primeira exibição do Novo Focus Sedan, modelo que chega em breve ao Paí
A injeção direta de combustível flex do motor Duratec Direct 2.0, que equipa o Novo Focus Sedan, otimiza o rendimento do motor para o aproveitamento máximo de energia, com eficiência e economia. Desenvolvido pela engenharia brasileira, esse sistema permite um gerenciamento eletrônico apurado da dosagem de combustível no motor. Outra inovação é o sistema de ignição, que garante uma partida rápida em qualquer condição, sem a necessidade de recursos adicionais.
O funcionamento dessa tecnologia é uma verdadeira obra de arte de engenharia. O combustível abastecido no tanque é conduzido por bombas (elétrica e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores. O duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de 12:1.
O combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões.
Os materiais e revestimentos especiais utilizados em todo o sistema de alimentação e combustão, incluindo bomba, tubos e válvulas, protegem os componentes contra a ação de oxidação gerada pelo etanol. Essa eficiência é resultado de um trabalho minucioso de engenharia e calibração para a adequação do motor aos dois tipos de combustíveis presentes no tanque.
O Novo Focus Sedan 2014 com motor 2.0 Direct Flex é o primeiro veículo no Brasil a trazer esse exclusivo sistema de injeção direta de etanol e gasolina. É mais uma inovação da Ford para oferecer performance e tecnologia de ponta para o consumidor brasileiro.
As tendências da linguagem global Kinetic da Ford estão presentes no design arrojado da carroceria e da cabine do Novo Focus Sedan. O design dianteiro é imponente. A lateral tem um perfil único e a traseira denota um sedã elegante e harmônico. O design interior do Novo Focus Sedan dá atenção excepcional aos detalhes para criar um ambiente elegante, moderno e sofisticado.
O Novo Focus Sedan 2014 também traz avanços na transmissão, conectividade, segurança, conforto e equipamentos. Entre outras características tem suspensão traseira independente, um dos itens que diferenciam a linha na categoria.
Entre alguns de seus equipamentos inteligentes e inéditos na categoria, o Novo Focus Sedan oferece sistema de estacionamento automático, além da conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz para celular, entretenimento, navegação e climatização. Vem com telas configuráveis MyFord Touch.
No item segurança, o Novo Focus Sedan tem seis airbags, controle de estabilidade e tração e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os faróis Bi-Xenon com lavadores embutidos são outro avanço que revela o cuidado com os aspectos de visibilidade e segurança do veículo.