Ford apresenta motor inédito para o Novo Focus Sedan

MotorDuratecDirect-1

 

A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com injeção direta de  combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. O Duratec Direct  é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações nesse  segmento de veículos. A apresentação ocorreu nesta semana em São Paulo, junto com a  primeira exibição do Novo Focus Sedan, modelo que chega em breve ao Paí

A injeção direta de combustível flex do motor Duratec Direct 2.0, que  equipa o Novo Focus Sedan, otimiza o rendimento do motor para o aproveitamento  máximo de energia, com eficiência e economia. Desenvolvido pela engenharia  brasileira, esse sistema permite um gerenciamento eletrônico apurado da dosagem  de combustível no motor. Outra inovação é o sistema de ignição, que garante uma  partida rápida em qualquer condição, sem a necessidade de recursos  adicionais.

O funcionamento dessa tecnologia é uma verdadeira obra de arte de  engenharia. O combustível abastecido no tanque é conduzido por bombas (elétrica  e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores. O  duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em  alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de  12:1.

O combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o  auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no  momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que  se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador,  esse processo garante também um nível reduzido de  emissões.

Os materiais e revestimentos especiais utilizados em todo o sistema  de alimentação e combustão, incluindo bomba, tubos e válvulas, protegem os  componentes contra a ação de oxidação gerada pelo etanol. Essa eficiência é  resultado de um trabalho minucioso de engenharia e calibração para a adequação  do motor aos dois tipos de combustíveis presentes no  tanque.

FocusGallery-4 

O Novo Focus Sedan 2014 com motor 2.0 Direct Flex é o primeiro  veículo no Brasil a trazer esse exclusivo sistema de injeção direta de etanol e  gasolina. É mais uma inovação da Ford para oferecer performance e tecnologia de  ponta para o consumidor brasileiro.

 

As tendências da linguagem global Kinetic da Ford estão presentes no  design arrojado da carroceria e da cabine do Novo Focus Sedan. O design dianteiro é imponente. A lateral tem um perfil único e a  traseira denota um sedã elegante e harmônico. O design interior do Novo Focus  Sedan dá atenção excepcional aos detalhes para criar um ambiente elegante,  moderno e sofisticado.

O Novo Focus Sedan 2014 também traz avanços na transmissão,  conectividade, segurança, conforto e equipamentos. Entre outras características  tem suspensão traseira independente, um dos itens que diferenciam a linha na  categoria.

Entre alguns de seus equipamentos inteligentes e inéditos na  categoria, o Novo Focus Sedan oferece sistema de estacionamento automático, além  da conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz  para celular, entretenimento, navegação e climatização. Vem com telas  configuráveis MyFord Touch.

No item segurança, o Novo Focus Sedan tem seis airbags, controle de  estabilidade e tração e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os  faróis Bi-Xenon com lavadores embutidos são outro avanço que revela o cuidado  com os aspectos de visibilidade e segurança do  veículo.