A renovação da família Fox continua. Agora é a vez da SpaceFox. A perua é fabricada na argentina e importada para o Brasil.
Entre as novidades da nova SpaceFox destaca-se o design exterior que segue o novo DNA mundial de estilo da marca Volkswagen.
A nova geração é marcada pela melhoria no acabamento interno: o habitáculo do Novo SpaceFox oferece mais conforto aos ocupantes, fruto de mudanças visuais e da adoção de materiais de alta qualidade, mais agradáveis ao toque.
A nova SpaceFox oferece, opcionalmente, diversos itens de conforto, como sistema coming-leaving home, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno antiofuscante, retrovisor lateral tilt-down, sensor de estacionamento e computador de bordo com I-System. De série o modelo vem com trio elétrico, ar condicionado e direção hidráulica.
Em todas as versões, a perua terá disponível, na versão I-Motion, a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox).
A SpaceFox é equipada com o motor 1,6 litro VHT Total Flex e é oferecido em duas versões de acabamento: 1.6 e 1.6 Sportline.
Juntamente com as linhas que caracterizam a marca Volkswagen, a nova SpaceFox traz estilo mais requintado, que ressaltam a impressão de largura e estabilidade. Na dianteira, este efeito é resultado do novo design da grade, onde se destacam os dois filetes cromados. O cromo também está presente de lado a lado na parte inferior, na altura dos faróis de neblina, reforçando a elegância do modelo.
A aerodinâmica influenciou bastante as mudanças na dianteira da SpaceFox. Por afetar o desempenho e o consumo – mesmo em velocidades moderadas – este é um aspecto muito o importante na concepção de novos modelos. O coeficiente aerodinâmico (Cx) da SpaceFox, é de 0,336, ou seja, 6% menor que o do modelo anterior.
O conjunto da traseira é mais horizontalizado, com aspecto mais harmonioso e moderno, inspirado nas linhas do Touareg.
O visual é dominado pelas novas lanternas, identificadas com o padrão mundial da Volkswagen que, à noite, são um fator de identificação do veículo. O para-choque traseiro é inteiramente novo, contribuindo para o equilíbrio do conjunto através de um elemento horizontal e com retrorrefletores (olhos de gato) integrados. A terceira luz de freio (brake light) agora está incorporada à tampa traseira.
Toda a carroceria, com destaque para as laterais, se caracteriza pelas superfícies amplas e bem acabadas e pelo cuidado com as junções entre painéis e aberturas, uma característica de qualidade típica da Volkswagen. Outro detalhe importante, do ponto de vista visual e da segurança, é a incorporação dos sinalizadores de direção aos espelhos retrovisores externos.
O interior incorpora mais conforto. O novo design do habitáculo gerou um ambiente funcional e descontraído. Os novos painéis das porta são revestidos de tecido, o que contribui para melhor isolamento e conforto acústico.
As duas versões da SpaceFox oferecem banco do motorista com regulagem milimétrica de altura com porta objetos na parte inferior, bolsas porta revistas nos encostos dos bancos e um tratamento especial nas peças aplicadas.
O painel funcional, tem bom acesso aos comandos e a facilidade de leitura das informações dos instrumentos. Os mostradores duplos de quatro agulhas e iluminação azul. O design dos instrumentos privilegia a compreensão instantânea das informações pelo motorista.
A versão Sportline conta de série com computador de bordo com I-System, que incorpora os avisos de elevação da temperatura do líquido de arrefecimento, pressão do óleo e baixo nível de combustível. Além disso, pode ser usado para alertar o motorista sobre a hora de trocar o óleo e para regular várias funções, como alerta de velocidade, travamento automático das portas ao rodar e sinais sonoros e luminosos ao trancar e destrancar o carro.
A SpaceFox dispõe de quatro opções de acabamento interno. Na versão 1.6, os detalhes são na cor cinza Antracite e a forração dos bancos pode variar entre a combinação de malharia Titan e tear Ametista, com tons mais frios, e a malharia Latte Machiatto com tear Diamante, mais quente. A 1.6 Sportline tem detalhes internos em cinza Siberian e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan e, opcionalmente, com bancos revestidos em couro e vinil, com laterais em tecido Spacer Rock.
O banco traseiro corrediço, um dos itens mais uteis da SpaceFox, já que permite aumentar o espaço do porta-malas ou o espaço para as pernas dos passageiros. Ele possibilita aumentar o espaço disponível no já amplo porta-malas (mínimo de 430 litros e máximo de 527 litros), mesmo com cinco ocupantes. O porta-malas recebeu novo revestimento e agora conta com abertura “soft touch” (sem esforço) e acionamento keyless, através de comando eletrônico.
A nova SpaceFox mantém o posicionamento elevado do motorista, que proporciona uma visibilidade ampliada. Detalhe muito apreciado por mulheres.
Segundo a VW, os amortecedores foram recalibrados para melhorar o conforto nas condições de pisos irregulares. A versão Sportline vem de série com airbag duplo e freios ABS.
Segundo numeros fornecidos pela fabricante, a SpaceFox acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 181 km/h (abastecido com etanol).