A Volkswagen está trazendo para o Brasil a nova perua Jetta Variant, apresentada mundialmente em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt. Além de um novo design e várias novidades em equipamento e acabamento interno, o veículo reúne a dirigibilidade e desempenho consagrados do Jetta com a versatilidade proporcionada por sua configuração.
Com linhas simultaneamente elegantes e esportivas, o Jetta Variant é prático para o uso urbano e excelente para viajar. Direcionado a um público sofisticado e exigente, com posição social e econômica consolidadas, ele se impõe como uma alternativa mais dinâmica aos veículos multiuso, como as minivans, mantendo sua praticidade, oferece também conforto e espaço internos equivalentes ao de muitos SUV’s.
A segurança é um dos pontos altos do carro que é equipado com seis airbags – incluindo proteção tipo cortina em área envidraçada lateral. Os sistemas de segurança ativa incluem freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade e bloqueio do diferencial. Além de todas essas características exclusivas, o novo Jetta Variant oferece também um desempenho diferenciado, garantido pelo motor 2.5, com cinco cilindros de 170 cv e pelo câmbio automático com seis marchas Tiptronic.
Exterior
As mudanças mais marcantes do novo Jetta Variant estão na dianteira. A personalidade do carro se expressa na nova grade de ventilação superior, com linhas horizontais acentuadas pelos frisos cromados, interligada aos grupos óticos nas extremidades. Ao centro, em destaque, o logotipo da Volkswagen se destaca em sua nova apresentação, com as letras VW em metal chanfrado sobre o fundo preto com forma de colméia. Os faróis com máscara negra se integram harmoniosamente ao capô, também redesenhado, e às curvas dos paralamas.
O novo parachoques dianteiro, pintado na cor da carroceria, traz embutida na parte inferior uma ampla abertura de ventilação em preto. Nas extremidades, o conjunto tem linhas com ângulos sutilmente acentuados, reforçando a impressão de largura e estabilidade. Nas extremidades da grade inferior, os faróis de neblina, com contornos cromados, estão posicionados de forma avançada, destacando-se do conjunto numa atitude mais dinâmica e agressiva.
As linhas e volumes laterais também contribuem para a aparência destacada do novo Jetta Variant. As novas rodas de liga de 17 polegadas têm raios em ângulo que, quando em movimento, aumentam a impressão de volume e largura.
Na traseira, a parte mais criticada do projeto, as lanternas mais escuras e novos vínculos na tampa, parecem que diminuíram a diferença entre, a bela dianteira e a traseira nem tão bela. Características do modelo, as longas travessas sobre o teto, em preto fosco, são um complemento estético e ao mesmo tempo prático, permitindo a fixação de bagageiros ou racks. Ainda na parte superior, junto à traseira, uma nova antena estilo “shark”, em escala reduzida, contribui com um toque sutil.
Interior
A versão do novo Jetta Variant oferecida no Brasil traz uma série de equipamentos exclusivos de série, a começar pelo interior com acabamento em couro. Os bancos dianteiros oferecem regulagem de altura tanto para o motorista como para o passageiro, além de ajuste lombar, para maior conforto. O painel tem novo acabamento, em que a esportividade é destacada por insertos em material “Black Pyramid”, simulando fibra de carbono, também presentes no revestimento das portas, em contraponto a frisos em aço escovado.
O conjunto de instrumentos, onde se destacam o velocímetro e o contagiros circulares, tem novo desenho, trazendo ao centro um display digital multifunções. O volante multifuncional com três raios, revestido em couro, é o mesmo utilizado no Passat CC e a coluna de direção tem regulagem longitudinal e de altura, facilitando ao motorista encontrar o posicionamento ideal para dirigir.
Ao centro do painel, sobre o console, destaca-se o novo rádio e cd-player mp3 RCD 510, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, que permite utilização mais fácil e intuitiva. O equipamento, com 10 altofalantes, possui entrada auxiliar que permite conectar equipamentos como externos, como iPod, e também aceita cartões de memória tipo SD.
Logo abaixo ficam os comandos digitais do ar-condicionado, com duas zonas de climatização independentes, cujas funções também são expostas na tela do sistema de som. Uma particularidade do sistema é a possibilidade da ativação automática da recirculação do ar: o equipamento é capaz de detectar quando a presença de poluentes é mais acentuada, como ao passar ao lado da descarga de um caminhão, bloqueando imediatamente a entrada de ar e garantindo uma atmosfera mais limpa no interior do veículo.
Pequenos detalhes não foram esquecidos: no console central, o portacopos pode ser ajustado pelo posicionamento de uma travessa que pode ser removida e usada como abridor de garrafas. Outro destaque do novo Jetta Variant é o teto solar panorâmico Skyview, oferecido como opcional. Com várias possibilidades de abertura e isolamento do interior por uma cortina retrátil, ele se estende até a parte traseira do habitáculo, reforçando a luminosidade do interior.
Da mesma forma que na dianteira, os bancos traseiros também contam com apoio de braços central, que pode ser rebatido. Os passageiros de trás contam com bolsas porta-objetos nos encostos dos bancos dianteiros e luzes de leitura individuais, além de portacopos e tomada elétrica de 12V. O encosto posterior pode ser dobrado totalmente ou em 60 ou 40 por cento da largura, possibilitando o aumento do volume do porta-malas dos 505 litros originais até 1.550 litros e facilitando o transporte de objetos de grandes dimensões.
Desempenho e segurança
O Jetta Variant é equipado com o consagrado motor de cinco cilindros com 2,5 litros e 170 cv, cujas qualidades são potencializadas pelo câmbio automático AG6, com seis velocidades e comando Tiptronic. A agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade é garantida pelo elevado torque (máximo de 240 Nm a 4.250 rpm), que já se manifesta em baixas rotações. O carro atinge 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 205 km/h.
O sistema de direção Servotronic tem assistência elétrica, que se adapta à velocidade do carro. As manobras de estacionamento são facilitadas também pelos sensores de distância dianteiros e traseiros, que também representam uma proteção adicional contra arranhões e pequenos danos aos parachoques.
A suspensão traseira é independente, tipo 4-link, assegurando um excelente comportamento nas curvas. O carro conta com bloqueio eletrônico do diferencial e controles computadorizados de tração (ASR) e estabilidade (ESP), associados aos freios a disco nas quatro rodas com sistema antibloqueio (ABS).
A segurança passiva é reforçada pelos cintos dianteiros com pré-tensionador e regulagem de altura e um conjunto de seis airbags, que inclui bolsas tipo cortina que também atuam em toda a área envidraçada lateral. Os airbags dianteiros têm duplo estágio de abertura, variando com a intensidade do impacto e o do passageiro pode ser desativado.
O Novo Jetta Variant chega ao mercado até o final do mês de março com preço sugerido de R$ 83.990,00