Além da tecnologia, a terceira geração do sedã médio da Kia também ganhou em dimensões. Ele chega ao mercado brasileiro maior, mais largo e espaçoso. O visual também sofreu significativa alterações em relação à versão anterior. O modelo está bem mais moderno e muito mais atraente, o que deverá ajudar bastante no aumento de suas vendas, apesar da carga de impostos impostas aos carros importados.
O novo Cerato chega por importação em duas versões de acabamento e conteúdo, com os seguintes preços: Cerato E.244 – R$ 67.400, equipado com câmbio manual de seis marchas e Cerato E.294 – R$ 71.900, que traz câmbio automático também de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por paddle shift, três modos de condução (conforto, normal e esporte) e sistema Eco (faz as trocas em rotações mais baixas).
Entre os itens de série comuns aos dois pacotes, estão ar-condicionado de duas zonas, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, acendimento automático de faróis, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste lombar elétrico (os demais acertos são manuais), retrovisor eletrocrômico e faróis e lanternas com LEDs.
O sistema de som com rádio e tocador de CD inclui conexões USB/iPod e auxiliar, mas esquece do Bluetooth para celulares. As rodas de liga têm 16 polegadas e pneus 205/60. Na segurança, os já básicos airbag duplo frontal e freios com ABS.As vendas começam nesta semana e, com as mudanças feitas, o modelo da Kia na nova geração, como a própria importadora oficial admite, fica em igualdades de condições técnicas para concorrer com o Honda Civic e o Toyota Corolla, os mais vendidos no segmento.
O aumento nas dimensões devem ser importantes para que o Cerato encare com mais competividade os rivais japonseses. Com 4,56 metros de comprimento (3 cm mais longo que o anterior) e, principalmente, 2,70 m de entre-eixos (5 cm maior), o modelo ficou bem mais confortável para seus ocupantes. O porta-malas tem 421 litros de capacidade. A Kia garante que o seu modelo é maior que Hyundai Elantra, Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta.
O motor que impulsiona o Cerato 2013 é bicombustível e é o mesmo que já equipava Cerato e Soul atuais. A capacidade é de 1,6 litro, com 128 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm (com etanol no tanque). E para quem aprecia uma pegada mais esportiva, a Kia anunciou para maio a chegada da versão hatch do Cerato.
Em entrevista para publicações especializadas que participaram do lançamento do novo Cerato, José Luiz Gandini. presidente da Kia no Brasil, informou que marca coreana pretende construir uma fábrica no Brasil, com grandes chances de o estado de São Paulo sediar a unidade brasileira. Ainda segundo o executivo,o Cerato seria o primeiro modelo a ser produzido por aqui. (Antonio Fornazieri Jr.)