A Ford conseguiu reunir em um só carro a sofisticação com a sustentabilidade. O novo Fusion Hybrid que a marca começa a vender neste mês no Brasil alia o conforto de um sedã de luxo a uma tecnologia verde, que privilegia a economia de combustível de uma forma que o modelo é anunciado como o mais econômico entre os modelos de todos os segmentos — mesmo no de entrada. De acordo com o fabricante, o veículo faz, segundo medições do Inmetro/Conpet – 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.
Sucesso de vendas no Estados Unidos, o Fusion Hybrid conta com um sistema propulsor que foi aprimorado com a incorporação de uma avançada bateria de íons de lítio, 23 kg mais leve e mais potente, um novo motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um novo motor elétrico, que geram uma potência combinada de 190 cv. Entre outras novidades, esse conjunto permite ao carro acelerar até 100 km/h usando somente o modo elétrico.
O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios. A transmissão continuamente variável e-CVT, controlada eletronicamente, gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. A direção e o ar-condicionado com acionamento elétrico também contribuem para a economia de combustível.
Ele avança também na interatividade, com vários recursos inteligentes que informam e orientam o motorista sobre a melhor forma de aproveitar toda a sua tecnologia. Seu painel de instrumentos “Smartgauge” conta com duas telas de LCD configuráveis e o “Ecoguide”, tela que ensina a dirigir de modo mais sustentável usando grafismos de folhas que aumentam ou diminuem junto com a eficiência no uso da energia.
A nova geração teve seu preço reduzido (cerca de R$ 9 mil) em relação à versão anterior e custa R$124.990. Mesmo assim, ele ganhou um pacote ainda mais completo de itens de conforto e segurança. O Novo Fusion Hybrid tem classificação máxima de segurança. Além de 8 airbags, vem com sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração.
A lista de tecnologias voltadas para o conforto também é grande. Tem sistema SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis MyFord Touch, sistema de acesso inteligente e partida sem chave e ar-condicionado automático digital com controles individuais para o motorista e o passageiro. Bancos com ajuste elétrico em 10 posições e três memórias, espelhos retrovisores elétricos com três memórias, farol alto automático, sensor de chuva, tomada de 110 V e teto solar elétrico são outros itens de série.