Nova BMW M5: um carro de corrida autorizado a circular nas ruas

Um dos esportivos mais espetaculares de todos os tempos, a BMW M5, ganha uma nova geração.
A quinta geração do modelo bávaro nasceu em 1984, com o compromisso de unir, o luxo característico da marca, a praticidade de um sedan e a esportividade de um carro de competição. E em todas as gerações, o objetivo foi atendido com folga.  A excelente estabilidade e o desempenho espetacular são dignos de espanto. A nova geração ganha um novo motor mais potente e muito moderno. Desenvolvido para o modelo pela BMW Motorsport, é um V8 de 4,4 centímetros cúbicos, dois turbocompressores de dupla conduta, injeção direta de alta precisão e controle variável das válvulas.
 O ganho de potencia é superior a 10%. Tudo isso junto, proporciona  560 cavalos a 6.000 rpm e impressionantes 680 Nm a partir das 1.500 rpm. O M5 faz de 0 a100 km/h em apenas 4,4 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 250 km/h, conforme acordo entre diversas montadoras alemãs. Porém, para quem deseja mais desempenho, é possível solicitar o M Driver’s Package, que retira a limitação de velocidade e faz o bólido ultrapassar os 350 quilômetros por hora. Segundo a marca alemã, a nova M5 ficou mais econômica, fazendo na média estrada/ cidade 9,9 quilômetros por litro de gasolina. Ou seja, 30% mais econômica do que o modelo anterior.  Isso foi atingido graças à tecnologia Efficient Dynamics, incluindo sistema Auto Start-Stop (liga e desliga o motor quando o carro está parado num congestionamento) e à tecnologia do hibrido, que gera uma força extra, diminuindo a necessidade de mais gasolina para atingir o objetivo, adquirido através do uso do freio. As emissões de CO2, hoje uma das grandes adversidades dos grandes motores, graças às regras européias, diminuíram para 232 g/km.

A força é mandada para as rodas traseiras, por uma caixa de dupla embreagem, Drivelogic, com seleção automática da relação em função da tração e função Launch Control. A suspensão, um dos grandes segredos da sua excelente estabilidade, é desenvolvida exclusivamente para a M5 e conta com um controle de estabilidade, o M Dynamic Mode.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0