Nova Ram Rampage é a picape mais veloz do Brasil

A Stellantis, responsável pelas marcas Ram, Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, entre outras, está agitando o mercado nacional como poucas vezes se viu na história da indústria automotiva. E, pela posição de seus produtos no ranking de vendas, está muito certa.

Deixou claro que o consumidor brasileiro gosta de uma picape e não precisa ser muito grande. A Toro é a maior prova disso. Então imagine o sucesso que vai ser a nova Rampage, que nada mais é que uma Toro com motores mais potentes, acabamento mais sofisticado e design muito agressivo. A nova Ram chega em três versões: Rebel, Laramie e R/T.

A picape Rampage é o primeiro modelo da marca desenvolvido e produzido fora dos EUA e o quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana, Pernambuco (os demais são Renegade, Commander, Gladiator e Toro).

Os primeiros modelos serão entregues em agosto, mas a pré-venda começa amanhã, 22 de junho, às 10h, pelo site www.ram.com.br.

Muita força

Teoricamente derivada da Fiat Toro, a Rampage aparece com várias e importantes diferenciações. Começa pelo design, acabamento e motores.

A mais marcante é a dos fortes e competentes motorizações. As duas versões de entrada, Rebel e Laramie, usam motores MultiJet 2,0 litros turbodiesel, com 70 cavalos e torque de 38,7 kgfm.

Em todas as versões, a transmissão é automática de 9 velocidades e tração integral. Na verdade, esse conjunto é o mesmo utilizado no Jeep Commander, mas com o torque “revisto” de 35,7 kgfm para 38,7 kgfm.

Segundo dados da fabricante, a aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora é feita em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 186 km/h.

Já na versão mais emocionante e topo de linha, a R/T, o motor é um extraordinário 2,0 litros, Hurricane-4, turbo com injeção direta à gasolina, que entrega 272 cavalos e nada menos que 40,8 kgfm de torque máximo.

Todas as versões da nova Rampage não foram desenvolvidas por “amadores”. Nesta picape se encontra o top da engenharia. Todas são muito competentes e agradáveis de dirigir. Porém, a R/T é fantástica. Na nossa rápida avaliação, ficou uma pergunta: como a Ram transformou uma picape de quase 2 toneladas num automóvel esportivo. Mas é isso mesmo.

Logo que se pisa o acelerador, o Hurricane-4 mostra seu ronco e a sua vontade de andar rápido. Durante as voltas rápidas por Interlagos, mostraram-se impressionantes a estabilidade e o acerto que a engenharia fez nesta picape.

No limite, diferentemente das demais picapes, que saem de traseira, a tendência é sair levemente de dianteira. Nada que uma leve aliviada no acelerador não resolva. O equilíbrio é tanto que você tem a certeza de que está no comando e pode abusar. Isso ao som de um ronco é maravilhoso.

A aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora foi de 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 220 quilômetros por hora. Do Brasil com certeza é a mais veloz e de todas as Rams também.

O mais curioso é que ela faz bonito na pista e no off-road também. Numa exigente e difícil pista off-road, a R/T mostrou que também tem muita disposição. É disparada a melhor picape em seu segmento.

Design

Apesar de serem iguais, as três Rampage são diferentes no visual. Com linhas inspiradas nas “irmãs” 1500, 2500 e 3500, a picape é facilmente reconhecida como uma Ram.

A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja.

A Rebel tem um visual off-road mais agressivo, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo.

Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500.

Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante.

Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas dessa versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto.

Vale ressaltar ainda a atenção colocada nos detalhes da Rampage, como nos conjuntos óticos, ambos inteiramente de LED. Na frente, os faróis têm assinatura marcante e as  setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento.

Ainda sobre os faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva).

Atrás, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape.

Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos. Ou seja, é 7 centímetros maior que a Fiat Toro, 8centimetros da Ford Maverick.

Acabamento

Sem igual em seu segmento. A Rampage vem com o acabamento superior até aos dos Jeep Compass e Commander e sem concorrente no Brasil.
Os bancos, principalmente os dianteiros, são muito confortáveis e com acabamento com material de excelente qualidade, como couro perfurado.

O ar-condicionado é digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. A atenção na composição de uma atmosfera requintada também se reflete na luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon. Esse último conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro.

O sistema é capaz de gerar 360 watts de potência. Ambos os recursos fazem parte do único pacote opcional, Elite, que inclui ainda banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro – o do motorista sempre é elétrico de série.

Até mesmo a tampa traseirana da caçamba teve uma atenção especial. Além de contar com abertura elétrica (por um botão na chave), ela tem amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, e iluminação interna também em LED.

O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoio de braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. O revestimento do painel de instrumentos é revestido em couro preto na versão Rebel, couro marrom na Laramie e suede na R/T.

Além desse cuidado, painel de porta dianteiro e a parte superior do painel de instrumentos são de toque macio, o que ajuda inclusive a reduzir o ruído interno na cabine.

Sofisticação

O painel de instrumentos é de 10,3 polegadas full digital e o central de 12,3”. O sistema se destaca pelo uso intuitivo e pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.

No console central, outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone.

Falando em carregamento, 6 portas USB – sendo 3 do tipo C – estão espalhadas pela cabine, a maior quantidade entre as picapes compactas e médias oferecidas no mercado. Vale lembrar que duas dessas estão posicionadas em um porta-objetos localizado abaixo do console central.

A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução.

Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

O Ram Connect é um amplo pacote de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento 24 horas, assistência em situações de emergência, atualizações remotas e navegação inteligente (como o cálculo da autonomia de combustível para chegada ao destino e a situação do trânsito no momento, por ex.).

Toda Rampage incluirá acesso gratuito a todos os serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.

Completam os itens de série da Rampage a partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.

 

Preços de lançamento

Ram Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990

Ram Rampage Rebel Hurricane 4 – R$ 249.990

Ram Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990

Ram Rampage Laramie Hurricane 4 – R$ 259.990

Ram Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990