Novo Uno mantém o excelente espaço interno e ganha design moderno

Sem duvida um dos carros mais espetaculares já produzidos. Nascido em 1983, o Fiat Uno é um dos maiores sucessos mundiais de toda a historia da indústria automotiva mundial. E o novo Uno marca a renovação de um desse marco que, com toda a certeza, vai continuar a brilhante historia.

O novo Fiat Uno chega com o mesmo impacto do primeiro modelo da década de 80.  Com linhas ousadas, o modelo é muito atraente e mantém o bom espaço interno e a dirigibilidade que sempre caracterizaram o modelo de entrada da Fiat. Além do novo conceito e das linhas arrojadas, ele permite um nível de personalização inédito no mercado brasileiro. Com inúmeras opções de fábrica e na concessionária, o cliente pode personalizar o carro ao seu gosto, com opcionais e acessórios, transformando o Uno em uma extensão de sua própria individualidade.

O novo Fiat Uno está disponível em quatro versões de acabamento, todas com quatro portas, – duas com motor 1.0 e duas com 1.4: Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex. A versão com duas portas chega em breve.

Projetado pelo Centro Estilo Fiat para América Latina e também do Centro Estilo Fiat da Itália, mas 100% desenvolvido no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizado na fábrica de Betim, MG, o novo Uno teve como “base” um quadrado. E o que é, exatamente, um quadrado arrredondado? Partindo do ícone Uno e suas formas quadradas, os designers cunharam o novo quadrado – pop e moderno, a evolução. Para lhe dar forma, eles empregaram premissas de Industrial Design (desenho industrial) – em vez dos tradicionais princípios do Automotive Design (desenho automotivo), com suas linhas mais curvas e esportivas – para criar as linhas arredondadas do novo modelo.

Mantendo a tradição do antigo Uno, o novo hatchback traz linhas compactas que abrigam um habitáculo aconchegante e espaçoso para todos os ocupantes e que oferece itens de conforto como direção hidráulica, ar-condicionado e rádio CD / MP3 player com Bluetooth, viva-voz e conexão USB. E também importantes equipamentos de segurança, como airbags e ABS. Um conteúdo inéditono seu segmento é o pára-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Este item quando acionado leva até três minutos para desembaçar o pára-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente.

Design

Os quadrados arredondados se fazem notar, primeiramente, na ousada dianteira. O grande e envolvente pára-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados.

O corte frontal do capô é sinuoso e ganha força com um aumento de volume que termina na parte inferior do pára-brisa. O corte lateral fica bem próximo às caixas de roda dianteiras, como no primeiro Uno. Na lateral, além das caixas de rodas “quadradas”, temos um rebaixo estético retangular, com cantos arredondados, que junto com as novas maçanetas, caracterizam as linhas do novo Uno. Já as curvas do teto e da janela traseira se harmonizam com a linha reta da borda inferior dos vidros e da linha de cintura, paralela a ela — traços que transmitem uma horizontalidade e sensação de solidez. 

As grandes lanternas traseiras posicionadas na coluna posterior invadem a lateral oferecendo o máximo de visibilidade em qualquer situação. Elas ainda equilibram o design da traseira e tornam, esteticamente, as colunas mais leves. Também possuem curvas semelhantes as das janelas traseiras, uma brincadeira geométrica de contornos que torna o visual do novo Fiat Uno ainda mais inovador e interessante.

Por dentro, o espaço interno é muito bom, deixando quatro passageiros muito bem acomodados. Mas se opção for por cinco passageiros, não haverá muito problema. O motorista acha fácil a melhor posição para dirigir. Todo o novo habitáculo é iluminado, confortável, funcional e muito bem acabado, sem chapa aparente, todo ele é revestido. O painel é muito agradável. O interior do carro como um todo, mostra bom cuidado com o acabamento e nos materiais utilizados.

O quadro de instrumentos repete o tema circular, inclusive em seu display. Iluminado por LED’s brancos, tem leitura fácil e na versão Vivace traz também o econômetro, o mesmo indicador de consumo instantâneo que equipa o Uno Mille Economy e o Palio Fire Economy. 

Os revestimentos dos bancos, diferentes em cada versão, têm seu tecido próprio, que pode ser tear, malha, veludo ou uma combinação de tecnologias. Os revestimentos se repetem nos painéis das portas. A atenção aos detalhes, que, evidentemente, incluiu as padronagens dos tecidos.

Um dos destaques do modelo Uno desde seu nascimento, foi a boa ergonomia, o conforto, a visibilidade e praticidade. Isso tudo se resumia em um carro que dá prazer em estar e dirigir. Isso foi mantido e ampliado no novo carro.

O console central presente nas versões 1.0 tem dois porta-objetos. Já nas versões 1.4 ele é mais longo e possui três porta-objetos – nas versões 1.0 ele entra como opcional. Bolsas porta-objetos nos painéis das portas dianteiras são de série em todas as versões. Já as versões 1.4 trazem também porta-óculos sobre a porta do motorista. Outro conteúdo importante é o console de teto que  incorpora um espelho de vigilância do banco traseiro, para, por exemplo, monitorar as crianças que ficam no banco de trás.

O novo Fiat Uno ganha a primazia de inaugurar a nova família de motores Fire Evo, cujos pontos fortes são redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído. Desenvolvida pela FPT – Powertrain Technologies no Brasil, a família Evo equipa todas as versões do novo Fiat Uno com motores de 1.0 litro e 1.4 litro. Ambos são flex e trazem uma série de novidades tecnológicas e componentes nunca vistos antes em motores de baixa cilindrada.

  Vivace 1.0 Flex  Way 1.0 Flex Attractive 1.4 Flex Way 1.4 Flex
Potência 73 cv (gas.)75 cv (álc.) 85 cv  (gas.)88 cv  (álc.)
Torque 9,5 kgm / 3.850 rpm (gas.)9,9 kgm / 3.850 rpm (álc.) 12,4 kgm / 3.500 rpm (álc.)12,5 kgm / 3.500 rpm (gas.)


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