Mais uma vez, a Honda transfere para a CBR 1000RR toda a sua experiência nas pistas de competição. Com novos grafismos e cores, a CBR 1000RR Fireblade chega ao mercado ao preço de R$ 56 mil
Reunindo tecnologia com alta performance, esportividade e segurança, o modelo é inspirado na Honda RC212V, motocicleta que participa do campeonato mundial de MotoGP. Toda a sua potência está no motor de 999,8 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) e arrefecido a líquido. O conjunto gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.
O sistema de injeção de combustível PGM-DSFI desenvolvido pela Honda processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Assim, o modelo possui aceleração linear com rápidas respostas, além de atender ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
O conjunto de suspensões traz a mais alta tecnologia Honda das pistas de competições. A dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down) e conta com seis regulagens de velocidade de compressão e retorno, garantindo maior estabilidade e controle. A traseira é Unit Pro-link com sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás, que permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor e da tensão da mola. O resultado é grande poder de tração com estabilidade e segurança.
Do tipo Diamond Frame com dupla trave em alumínio, o chassi tem forma de “U”, funcionando como elemento de ancoragem da balança traseira. Outro destaque é o amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper), que utiliza atuador hidráulico com assistência eletrônica (módulo e sensor de velocidade), para anular eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, oferecendo fácil maneabilidade em baixa velocidade e firmeza em velocidades maiores.
As rodas de alumínio de 17’’, combinadas aos pneus radiais de perfil superesportivo, asseguram excelente aderência.
Já o sistema de embreagem deslizante minimiza o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas e otimiza a transferência de potência, principalmente em uma pilotagem mais esportiva.
O modelo oferece ainda o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema de proteção contra furto. A tecnologia, considerada um diferencial Honda, proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos, uma vez que somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico.
O conjunto de freios da CBR 1000RR Fireblade é equipado com disco duplo de 320 mm de diâmetro e cáliper de fixação radial de quatro pistões na dianteira. Já o freio traseiro possui um disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de um pistão.