Numa só tacada, a GM apresenta os novos Celta e Prisma

Com poucas alterações estéticas e de conteudos a General Motors do Brasil apresentou os novos Chevrolet Celta e Prisma 2012.  Com vendas medias mensais de 13.000 unidades, o Chevrolet Celta, junto com o Prisma  superam a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2000.
Uma das novidades está na nomenclatura do Chevrolet Celta 2012, disponível agora em duas versões: LS e LT. A LS está disponível com carroceria de duas e quatro portas, enquanto a LT, a mais completa da linha, com quatro portas. Há ainda uma ampla gama de acessórios que atende aos consumidores que desejam personalizar o modelo.
O novo Celta 2012  tem nova grade com a barra central na cor do veículo e a gravata dourada ao centro, seguindo a nova identidade visual da Chevrolet, além dos faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”. Os parachoques (dianteiro e traseiro) são na cor do veículo para todas as versões e os emblemas “LS” ou “LT” que as identificam ficam no canto inferior das portas dianteiras. O modelo hatch ganhou também novas calotas aro 13 polegadas, lanternas escurecidas e localização da gravata da Chevrolet, bem ao centro da tampa traseira, além da disponibilidade de uma nova cor: Cinza Orium, que complementa as outras opções sólidas e metálicas da linha.
O modelo conta com mais de 80 itens de acessórios para personalizar o modelo, entre componentes de segurança, aparência, conforto e conveniência, e sistema de som. Alguns deles são: spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio, farol de neblina, saias laterais, adesivos de coluna, rack de teto, alarme antifurto, direção hidráulica, ar-condicionado, navegador com GPS, geladeira, cabide, películas para escurecer os vidros e diversos equipamentos de som com vários recursos de entretenimento.
Por dentro, o Celta 2012 conta com um novo volante, com uma empunhadura melhorada e novo design: sua parte central é em alto relevo, tendo a nova gravata ao centro. Há uma diferença na cor da parte interna do volante conforme a versão: na LS ela é cinza e na LT, prateada.
Os bancos têm novo desenho e seus tecidos são mais claros em algumas partes do assento, seguindo tendências modernas de grafismos, além de deixar o interior mais “clean” e com percepção de maior espaço.
No painel, os instrumentos têm novos grafismos e iluminação “Ice Blue”, assim como em outros modelos da Chevrolet (Agile, Nova Montana, S10, Malibu e Camaro). Os botões de controle do ar-quente e ar-condicionado possuem novo design e contornos com anéis cromados.
O motor não teve alterações, mas é um competente um litro, Flexpower VHCE, que desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.

Prisma 2012

Líder desta categoria dos modelos com motor acima de 1.0 litro, com mais de 20% de participação no mercado, o sedã da Chevrolet possui outros atributos que atraem os consumidores que buscam um veículo com bom custo-benefício, amplo porta-malas e duas opções de motorização.
Assim como o Celta, o Prisma 2012 ganhou nova grade com aro cromado, tendo a gravata da Chevrolet ao centro e uma barra pintada na cor do veículo. As maçanetas e os retrovisores também são na cor do veículo para todas as versões, acrescentando um toque de requinte ao carro.
Na tampa do porta-malas um largo friso cromado que acompanha as linhas das lanternas, seguindo o padrão encontrado no Chevrolet Vectra, dá um ar ainda mais elegante ao Prisma.
O interior do Chevrolet Prisma também mudou. O painel tem novos grafismos, instrumentos com novo design e ganhou iluminação “Ice Blue”, a mesma encontrada em Malibu e Camaro. Outra novidade é o espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro, e os novos controles de saída de ar.
O volante do Prisma é novo, com parte do acabamento na cor prata, o centro em alto relevo e com a nova gravata em destaque.
Os tecidos dos bancos são inéditos: para a versão LS, optou-se por grafismos com listas paralelas no assento e no encosto. Para a versão LT, a tonalidade é mais uniforme, com a costura azul harmonizando com a nova iluminação “Ice Blue” do veículo. Outra diferença no acabamento das versões é a barra cromada na parte interna das portas para a versão LT.
O Chevrolet Prisma é disponível em duas opções eficientes de motorização, que são grandes diferenciais do carro frente à concorrência. A versão de entrada, o Chevrolet Prisma LS, vem com motor 1.0 Flexpower VHCE, que desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.
Já o Chevrolet Prisma LT vem equipado com o motor 1.4 Econo.Flex, um dos mais modernos em sua categoria. Ele conta com potência de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm na utilização de gasolina. Seu torque é de 13,7 kgfm a 2.800 rpm, utilizando-se etanol, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina.
O Econo.Flex é um motor 1.4 o aspirado mais potente do mercado. Este motor possui coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 35% no peso do conjunto em relação ao similar em alumínio, além do coletor de escapamento em aço inoxidável com o catalisador acoplado na saída.