O novo Chevrolet Sonic, apresentado no Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), é um dos modelos da General Motors voltados para a tendência do mercado norte-americano de veículos mais econômicos, mas que mantenham o mesmo desempenho de automóveis com motores maiores. É equipado com o motor Ecotec 1,4 litro, com 4 cilindros em linha e alimentado por sistema de turboalimentação Garrett, que proporciona a potência de 141 cv (102 kW) e torque de 20,4 kgf.m (201 Nm). Com esse conjunto de transmissão, a previsão é de consumo médio de cerca de 17 km/l em ciclo rodoviário.
“Estamos ingressando na moderna era dos carros com motores sobrealimentados nos Estados Unidos”, anunciou Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, fabricante dos turbos Garrett. “As fábricas de veículos estão conscientes que o turbo permite o projeto de motores que combinam alta performance com economia de combustível. Pelas vantagens que esses novos motores apresentam, podemos prever que as vendas de veículos turboalimentados a gasolina, híbridos e com moderno diesel limpo deverão atingir cerca de 80% das vendas nos Estados Unidos até o final desta década”, acrescentou.�
Ismail informou também que o Chevrolet Sonic amplia a lista de eficientes automóveis lançados nos Estados Unidos nos últimos anos, como a linha Ford EcoBoost, os modelos Mercedes-Benz CL 550 Coupe e CL 63/S63 AMG, e o BMW X6 ActiveHybrid, primeiro híbrido sobrealimentado do mercado mundial.