Versão Ecomotion promete um Gol mais econômico

No ano que comemora 30 anos do seu lançamento, a Volkswagen lança no mercado um versão que busca principalmente a economia de combustível. O Gol Ecomotion faz parte de um programa denominado “BlueMotion”, que procura diminuir o consumo e as emissões de poluentes. O ano passado, a marca lançou o Polo BlueMotion. A nova versão do Gol G4 possibilita uma economia de cerca de 10% no gasto de combustível, segundo a fabricante.

O Gol Ecomotion vem equipado com o motor EA 111 1.0 l Total Flex, com 68 cv a 5750 rpm (com gasolina) e 71 cv a 5750 rpm (usando alcool).  Para atingir um novo patamar em termos de consumo, o carro teve o diferencial alongado em 6,8%, uma alteração que traz como benefícios adicionais a redução de ruídos e melhoria do conforto no interior do veículo. Para se adequar a esta nova relação final da transmissão, o motor foi recalibrado.

As alterações que contribuem para o melhor desempenho energético do Gol Ecomotion não se restringem ao motor e à transmissão. Um dos pontos fundamentais para atingir o objetivo de redução de consumo desejado foi a adoção de pneus “verdes”, cuja principal característica é a baixa resistência ao rolamento.

Os pneus do Gol Ecomotion têm medidas 165×70 R 13 (ao invés de 175 x 70 R 13 usados na versão normal do Gol G4). A mudança da pressão de enchimento dos pneus, aumentada de 27 PSI (na dianteira e traseira) para 39 PSI nos dianteiros e 32 PSI nos traseiros também contribui para reduzir a resistência ao rolamento e aumentar a economia de combustível. Para compensar estas mudanças, garantindo a manutenção do conforto e dirigibilidade, foi alterada a calibração dos amortecedores.

Para obter maior economia, o motorista é auxiliado pelo indicador digital de consumo de combustível, presente no painel. Através dessas modificações, foi possível reduzir o consumo em cerca de 10% (média PECO, ciclo NBR 7024), mantendo-se bons valores de performance, como a aceleração de 0 a100 km/h em 12,2 s (com etanol).

O Gol G4 Ecomotion é identificado por um novo logotipo na tampa traseira e traz os parachoques e a grade dianteira pintados na cor da carroceria. As rodas apresentam novas calotas e a tampa do tanque de combustível tem chave. No interior, os bancos receberam novo revestimento, em malharia “Lua Cinza” (o do motorista tem regulagem de altura).

O carro também é dotado, de série, de regulagem interna dos retrovisores, imobilizador eletrônico, cintos de segurança dianteiro com regulagem de altura, retrovisor interno dia/noite e terceira luz de freio (brake light). Opcionalmente, pode ser equipado com rádio com entradas para MP3, USB e SD Card e conexão Bluetooth para telefone celular.