100 anos de história visando o futuro

SEDE BMW

Nesta segunda-feira (07), celebra-se o centenário de fundação das atividades do BMW Group, um marco significativo não só para o setor automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva.

Ao longo de sua história, o BMW Group tem sido uma força pioneira com foco voltado para o futuro. Este compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo do centenário é composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma flecha, representando quatro características-chave do BMW Group: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso. Eles também refletem a diversidade da empresa, suas referências e seus colaboradores.

A programação de eventos do centenário teve início nesta segunda-feira.  Em evento para aproximadamente dois mil convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos, representantes da sociedade e da mídia internacional, que foram recepcionados no Olympic Hall de Munique, a companhia apresentou em formato multimídia os registros mais importantes da história do BMW Group, seu momento atual e sua visão sobre o futuro da indústria automotiva.

 

Houve também a apresentação do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito concebido pela BMW, que ao contrário de uma simples máquina de transporte, trata-se de um veículo customizável e que está adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

No Boost, todo o gerenciamento do veículo é centralizado no condutor, oferecendo auxílio necessário para maximizar a experiência de  condução. Se acionando o modo Ease, o interior do habitáculo se transforma: o volante e o console central recolhem-se e os encostos de cabeça, os assentos e a guarnição interna das portas giram para os lados criando um ambiente integrado para que o condutor e passageiro fiquem sentados frente a frente.

bmw

Os próximos cem anos

Depois de um século de história e de expertise acumulados, o BMW Group escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”) para permear as comemorações, sinalizando o que a companhia vislumbra para o futuro. Depois de amplos estudos envolvendo não só o conhecimento interno mas também o apoio de renomados institutos, o BMW Group elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade mas também o cotidiano e a vida corporativa.

Pontos sensíveis já nos dias de hoje, a falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas são fatores que deverão agravar nas próximas décadas. Dentro do BMW Group, há grupos de estudo especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de mobilidade.

Na visão do BMW Group, automação e digitalização também contribuirão para linhas de produção mais sustentáveis e eficientes, capazes de fabricar veículos de ponta, prontos a atender as sociedades do amanhã.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0