A sede da atual da Porsche AG, em Stuttgart, tem uma palavra muito especial para o mundo automotivo: Zuffenhausen. Ali é, na realidade, muito mais do que “apenas” uma fábrica rica em tradições para a Porsche AG, uma vez que é nesse local que o coração da empresa bate até hoje. Zuffenhausen tem sido o endereço da sede da Porsche por mais de 70 anos – mais de um milhão de carros esportivos da Porsche foram construídos em Stuttgart desde 1950.
O escritório de projeto e construção da Porsche se mudou da Kronenstrasse 24, no centro da cidade de Stuttgart, para o novo grupo de edifícios no Distrito de Zuffenhausen em junho de 1938. Capítulos importantes na história automotiva foram escritos na fábrica da sede da Porsche desde o início: ali, foi construída em 1938 a primeira série de carros que seria o futuro Volkswagen Fusca. No ano seguinte, surgiu ali o Type 64, o bisavô de todos os carros esportivos da Porsche que seriam fabricados nos outros anos. Originalmente planejado para disputar a corrida de longa distância entre Berlim e Roma, este carro esportivo aerodinâmico e extremamente ágil se tornou o ponto de referência para todos os outros modelos Porsche que viriam em seguida.
As primeiras unidades do Porsche 356 foram construídas na cidade austríaca de Gmünd, em 1948. A Porsche retornou a Stuttgart no final do ano de 1949 pelo fato de ela ser uma verdadeira “cidade automotiva”. Como naquela época a fábrica da Porsche em Zuffenhausen ainda estava sendo ocupada pelo exército norte-americano, a Porsche alugou um galpão de produção dentro das instalações da Reutter & Co, situada próxima à fábrica da Porsche. A fábrica da GmbH Coachbuilding and Body Construction começou a preparar sua produção no início dos anos 1950.
O primeiro Type 356 foi finalizado em Stuttgart, no dia 6 de abril de 1950, e a produção até o final daquele ano totalizou 369 unidades. O sucesso dos carros esportivos da Porsche foi claramente demonstrado não apenas pelo total de vendas da empresa, mas também por uma expansão ainda maior das instalações de produção em Zuffenhausen. A construção dos edifícios que formam a Fábrica 2 da Porsche, projetados pelo famoso arquiteto Rolf Gutbrod, foi terminada em 1952. Em 1956, o 10.000º Porsche 356 deixou a fábrica, que tem sido consistentemente ampliada e atualizada com o decorrer dos anos. A Fábrica 3 da Porsche foi inaugurada em 1960, e também abriga os departamentos de vendas e de assistência ao cliente.
Imediatamente após a introdução do Porsche 911, a Porsche KG, como era chamada a empresa naquela época, assumiu a Reutter Coachbuilding and Body Construction em 1964, com sua equipe de aproximadamente 1.000 funcionários. Hoje, todas as versões do 911 e do Boxster e todos os motores da Porsche são construídos em Zuffenhausen.
A fábrica está dividida em oficinas de carroceria, pintura, montagem de veículos, estofamento, montagem de motor e teste de dinamômetros. Com o objetivo de assegurar uma produção flexível em uma área confinada, a Porsche desenvolveu soluções especiais, incluindo produção em múltiplos andares nas oficinas de carroceria e montagem de veículos. Outra característica especial é que os modelos de série da Porsche são construídos junto com as versões para corrida, em uma mesma linha de produção. Uma nova oficina de pintura, particularmente ecológica, será inaugurada em 2011 e está sendo construída ao lado das Fábricas 1 e 5, nas antigas instalações da Dürr AG, adquirida pela Porsche no começo de 2008.
O novo Porsche Museum foi inaugurado em janeiro de 2009 como outra homenagem a Zuffenhausen. Localizado virtualmente dentro da empresa, o museu expõe cerca de 80 carros clássicos. Mostras sobre a história da empresa são apresentados em uma área de exposições de 5.600 m². Como o projeto de construção mais espetacular já encomendado pela Porsche, o Porsche Museum não apenas entrou para a história da empresa, como também enriquece toda a região de Stuttgart como um destaque na cultura e arquitetura.
O Porsche Museum está homenageando o 60º aniversário da Porsche em Zuffenhausen com uma mostra especial. O início e o desenvolvimento da produção em Zuffenhausen estão sendo apresentados através de uma série de fotografias nesta mostra que vai de 20 de março a 09 de maio de 2010. Outro destaque é o primeiro Porsche 356 Coupê construído em Zuffenhausen, mostrado pela primeira vez no museu depois de um minucioso processo de restauração.
O Porsche Museum fica aberto de terça a domingo, das 09h às 18h. Visite o site na internet www.porsche.com/museum para mais informações.