A TMD Friction, fabricante no Brasil de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq, é fornecedora de 100% das pastilhas do freio a disco (sem ABS) utilizadas na linha de montagem do Chevrolet Cobalt, o novo sedã da GM produzido na planta de São Caetano do Sul e lançado em novembro último. O eficiente sistema de freio do Cobalt é composto por discos ventilados na dianteira – com pastilhas de material de atrito T-4139 – e a tambor na traseira. O diâmetro do disco é de 240 mm por 20 mm de espessura (sem ABS), enquanto o freio a tambor traseiro tem 200 mm de diâmetro com 35 mm de espessura.
Para atender todos os requisitos de segurança da General Motors, a TMD Friction, maior fabricante mundial de material de atrito, realizou intensos testes de campo e de laboratório (temperaturas extremas, variadas velocidades de uso, diversas condições de peso e de durabilidade das pastilhas), assim como já havia acontecido para o fornecimento na linha do Chevrolet Agile.
O Chevrolet Cobalt recebeu o conhecido e confiável motor 1.4 Econoflex, transversal, de 4 cilindros em linha, 1.389 cm³ de cilindrada e que entrega 102 cv a 6.200 rpm com álcool e, na mesma rotação, 97 cv quando movido a gasolina – respectivamente com torque de 13,0 mkgf a 3.200 rpm e 12,8 mkgf também a 3.200 rpm.
O câmbio F17-5CR é manual, sincronizado, de cinco velocidades à frente. O conjunto motor, transmissão e o CX aerodinâmico de 0,32 levam os 1.072 kg do sedã à velocidade máxima de 170 km/h (álcool) e da imobilidade a 100 km/h em 11s5. Com gasolina, a velocidade final é a mesma e atinge 100 km/h em 11s09.
O Grupo TMD Friction fornece produtos originais para os fabricantes das mais sofisticadas marcas de veículos do mundo, como Corvette, Cadillac, Porsche, Mercedes-Benz, BMW, Audi, Ferrari, Bugatti, Lamborghini, Lancia, Jaguar, Honda, Toyota, Mitsubishi e Nissan, entre outras.