Agrale apresenta ônibus urbano híbrido

A Agrale SA apresenta o ônibus Hybridus, indicado para o transporte urbano de passageiros, especialmente em corredores centrais ou em linhas de interligação. 

O desenvolvimento do ônibus Hybridus baseou-se em pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular de forma menos ofensiva ao meio ambiente, utilizando o talento dos engenheiros e pesquisadores brasileiros na busca por novas e modernas tecnologias automotivas. 

O veículo é resultado de estudos da necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. 

O novo ônibus constitui-se de tecnologia híbrida diesel/elétrica, equipado com conjunto propulsor formado por dois motores elétricos de tração de indução trifásica, interligados mecanicamente por intermédio da caixa somadora, e um motor elétrico auxiliar, igualmente de indução trifásica. Dispõe de motor Cummins a diesel, de quatro cilindros em linha, somente acionado para auxiliar o conjunto de ultracapacitores nas partidas, em aclives e na geração de energia. Todos os propulsores, assim como o gerador, estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros.

E vez de bateria, pesada, com autonomia limitada e longo tempo para recarga, o Agrale Hybridus é equipado com o sistema ELFA (Electric Low Floor Axle), desenvolvido pela Siemens, controlado pela central eletrônica DICO (Digital Input Control), que reúne dois ultrapacitores (U’Caps), cada um com 110 capacitores interligados que produzem entre 600 e 700 Volts. Ainda integram o sistema um gerador de energia, com quatro inversores e Breaking Resistor (Resistência Elétrica). Com a tecnologia empregada, esse conjunto substitui as baterias convencionais de chumbo-ácido e até mesmo as de íon de lítio. Seu tempo de recarga é instantâneo e sua vida útil muito superior a uma bateria convencional.

Com o conceito ELFA, o Agrale Hybridus é movido por intermédio da combinação dos dois motores elétricos de tração, com indução trifásica, e potência de 85 kW (106 cv) e torque de 22 kgf.m (216 Nm) e um motor auxiliar, de indução trifásica, com potência de 20 kW (27 cv) e torque de 6,2 kgf.m (61 Nm) e 450-650 V. O motor auxiliar é utilizado para acionamento do compressor de ar, componentes elétricos, sistema de freios, bomba da direção hidráulica e sistema auxiliar de refrigeração. O veículo também dispõe de motor a diesel Cummins, turbinado, de quatro cilindros em linha, potência de 170 cv (125 kW) e torque de 61 kgf.m (600 NM).

O sistema ELFA é complementado por um gerador síncrono trifásico com tensão de trabalho correspondente a 650 V e potência de 135 kW (183 cv) e de ultracapacitores (U’Caps) que armazenam a energia cinética gerada em frenagens. Quando a capacidade de energia do sistema está abaixo de 60% de sua capacidade, os ultracapacitores ligam eletronicamente o motor a combustão para restabelecer o nível necessário de energia elétrica. O acionamento do motor a diesel também ocorre em aclives ou partidas que exijam maior torque. O sistema permite total flexibilidade para a instalação dos componentes de controle e tração do veículo e pode ser utilizado em modelos que operam com diferentes tipos de combustível (gasolina, diesel, etanol ou GNV).

A energia gerada para a locomoção do Agrale Hybridus é utilizada para alimentar os motores elétricos nas partidas e no deslocamento do veículo, de forma silenciosa e isenta de poluição. O sistema de armazenamento de energia conta com dois bancos de capacitores (que totalizam 110 unidades), com tensão de trabalho de 360 V e 0,325 kWh de energia total armazenada.

Com esse conjunto, o Agrale Hybridus permite economia de combustível em até  30% e na mesma proporção, redução de poluentes. Tem capacidade máxima de partida em rampa de 16,5% e de rampa máxima em movimento de 28%, dependendo das condições de utilização. Outro atributo importante do Agrale Hybridus é a redução do nível de ruído em relação a veículos convencionais.