Encontro de Romi-Isettas reúne preciosidades

Para comemorar os 80 anos das Indústrias Romi, foi organizado no último sábado, um encontro, exposições e desfile do primeiro automovel produzido no Brasil,  pela ruas de Santa Barbara do O’este, interior de São Paulo e sede da empresa. Quase 30 Romi-Isettas em perfeito estado e milhares de pessoas participaram das comemorações.
O Isetta foi um micro carro produzido no pôs Segunda Guerra mundial. Projetado e desenvolvido na Itália, em 9 de abril de 1953 a empresa italiana de motocicletas, Iso Automotoveicoli,  apresentou no Salão de Turim, um veículo denominado Isetta. Tendo como base a crise economica do pôs guerra, o veiculo tinha como principio a economia de combustivel e o baixo custo. Projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggidos, o Isetta tinha uma unica porta de acesso, na frente, que facilitava o acesso ao interior do pequenino veículo. A velocidade máxima era de máxima de 85 km/h, com um consumo de até 25 km com apenas um litro de gasolina, mas a estabilidade era preocupante assim como a sua dirigibilidade. Porém, como era um city car atendia bem à sua proposta. A crise economica italiana fez que a empresa encerra-se sua produção em 1956. Mas antes de encerrar, a Iso concedeu em 1955 para a BMW e as Industrias Romi SA, a concessão para produzirem o pequeno veiculo.


Assim, em 1956, as Indústrias Romi começam a produzir o veiculo com motor BMW, de 243 centimetros cúbicos.
No Brasil, com o contrato já assinado, o comendador Emílio Romi, viu nos pequenos carros, o futuro dos próximos anos e publicou no jornal Diário de São Paulo, em 28 de agosto de 1955, que as Indústrias Romi iriam iniciar a produção do modelo, com 100% das peças produzidas no Brasil. Com o projeto adptado pelo engenheiro Carlos Chiti para o mercado nacional, começa em 5 de setembro de 1956, a produção do Romi-Isetta com a presença do presidente Juscelino Kubischek de Oliveira. De 1956 até 1961, quase tres mil unidades foram produzidas e até hoje dezenas delas estão com colecionadores em perfeitas condições.