Amarok é a nova ‘arma’ da PM do Paraná

O governo do estado do Paraná adquiriu 240 unidades da pick-up Amarok, da Volkswagen, especialmente adaptadas para a utilização policial. Um primeiro lote de 120 unidades da picape foi entregue pelo governador Beto Richa à representantes da Polícia Militar do estado do Paraná, em cerimônia realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A principal modificação realizada nas picapes foi a instalação de um compartimento para detidos na área da caçamba. Além disso, as unidades receberam sinalizadores luminosos e sonoros, juntamente com equipamento de radiocomunicação de acordo com as especificações utilizadas pela polícia paranaense. O interior conta com forração especial, de alta resistência, e tapetes laváveis, para atender às exigências de uso em condições extremas.
As picapes são baseadas na versão SE, com cabine dupla, equipada com motor diesel biturbo de 2 litros e 180 cv. O câmbio é manual de seis marchas. A tração é 4MOTION selecionável com reduzida e os veículos contam com direção hidráulica, airbags dianteiros e freios ABS nas quatro rodas. A pintura e os grafismos são especiais, de acordo com o padrão adotado por cada uma das forças policiais.
As modificações introduzidas para a utilização policial foram testadas e aprovadas pelo departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil, passando por ensaios de durabilidade, corrosão e inflamabilidade, além de testes de colisão.