Batalha das picapes: GM contra-ataca com a nova S10

Nada como a concorrência. Depois dos últimos lançamentos da Ford Ranger, a Chevrolet S10 foi perdendo muito mercado para a rival. E diga-se de passagem, o aumento de vendas faz jus à qualidade da Ranger e os números mais interessantes. Mas a General Motors lançou esta semana a “nova” geração da S10. Lançada no mercado brasileiro em 1995, a S10 logo virou uma febre e durante muitos anos foi líder de mercado. O destaque da “nova” S10 é o modelo top de gama High Country, que quer enfrentar diretamente a Ranger Limited. Ficou muito legal. Os demais modelos ficaram também bonitos, mas não têm o mesmo destaque e imitaram a grade da concorrente. A missão vai ser dura.

Por exemplo, a S10 agora conta com seis airbags, que a Ranger já tinha; sistema de multimídia MyLink com internet mais veloz e o da Ranger não é muito inferior; a garantia da Ranger é de cinco anos e da S10 de três anos, e por fim, a picape média da Ford é mais barata. A Chevrolet S10 High Country custa R$ 213.290 e a Ranger Limited sai por R$ 212.590.

A “nova” S10 tem motor turbodiesel de 2,8 litros e potência divulgada de 200 cavalos. O torque é de 51 kgfm a duas mil rotações por minuto.

Segundo a fabricante, a picape média da GM ganhou uma nova turbina que a deixou mais esperta e com acelerações mais progressivas. A Chevrolet S10 faz de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 180 quilômetros por hora.

Dois detalhes importantes numa picape são a capacidade de carga e a altura para superar terrenos com lama ou água. No caso da S10, a capacidade de carga na caçamba é de 1.061 litros e tem possibilidade de atravessar áreas inundadas de até 750 mm.

A “nova” picape está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4).