Biometria facial é utilizada pela VW

A Volkswagen tem desenvolvido soluções que estão transformando também a experiência de comprar um carro. Pioneira na implementação do conceito de concessionária digital da Volkswagen no mundo, a operação brasileira acaba de trazer mais uma novidade: a assinatura de contrato de financiamento por biometria facial.
Totalmente digital, a inovação diminui em 70% o tempo médio de contratação, de 16 para 5 minutos. Antes, era necessário escanear diversos arquivos, como documento de identificação, comprovante de residência e de renda; hoje, em muitos casos apenas com o documento de identificação e a biometria facial é possível fechar o contrato.
A partir de tablets que foram distribuídos para toda a rede, composta por aproximadamente 500 concessionárias, agora é possível fechar contratos de financiamento em poucos minutos, sem papel e com mobilidade. Atualmente, 25% da rede já conta a assinatura por biometria facial no tablet, e até o final do primeiro semestre de 2019 todas as lojas da rede terão a solução digital.
O processo de venda se inicia na Plataforma Digital da Volkswagen Financial Services Brasil, com diferentes ferramentas para auxiliar o cliente a chegar ao modelo e valor desejado a partir do seu orçamento, entre outras opções. A tecnologia também simula oportunidades de upgrade, oferecendo alternativas ao consumidor.
Para garantir a segurança do processo, são utilizados recursos de geolocalização, o liveness detection, que reconhece que a imagem apresentada à câmera do tablet é de fato o cliente e não uma foto, por exemplo.