Brasil continua em quinto no ranking mundial

Relatório mensal da  JATO Dynamics do Brasil, especializada em fornecimento de informações automotivas, aponta os dados de veículos vendidos mundialmente no primeiro trimestre de 2013. O Brasil permanece na quinta posição – a mesma do documento do mês anterior -, com aumento nas vendas de 1,9% de janeiro a março comparado a 2012.

A China mantém a primeira posição com crescimento significativo de 19,3% se comparado ao mesmo período de 2012. Em segundo lugar aparecem os EUA com aumento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Japão, ainda na terceira colocação, registrou baixa de 9,6% no trimestre se comparado ao ano passado. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

A Índia manteve a quarta posição no ranking trimestral, porém, caindo para a sexta colocação se considerarmos apenas as vendas do mês. Queda de 8,3% no acumulado e 9,8% no mês, respectivamente. O Brasil vem logo em seguida, com aumento nas vendas de 1,9% de janeiro a março comparado a 2012. A Alemanha, em sexto lugar, ainda demonstra retração do mercado com queda acentuada de 13,1% para os três primeiros meses deste ano em relação ao ano anterior. Apresentando resultados positivos, a Grã Bretanha e Rússia vêm na sétima e oitava posições do ranking com crescimento de 7,8% e 0,4% respectivamente. Em nono lugar, repetindo o resultado negativo,  a França segue com baixa de 13,9% no acumulado de janeiro a março em comparação a 2012. A Tailândia apareceu entre os dez maiores mercados com aumento expressivos de 47,9% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Marcas

A Toyota mantém a liderança em vendas mesmo com queda de 3,9% no acumulado do ano e 6,7% em março se comparado ao ano passado. A Volkswagen segue em segundo lugar com crescimento de 11,4% nas vendas. A Ford vem logo atrás com aumento de 7,4% em relação ao ano anterior. A Chevrolet ocupa o quarto lugar com 2,2% de veículos vendidos a mais que em 2012. Destaque para a Wuling que voltou entre as dez maiores marcas do ranking no primeiro trimestre.