Brasileiro se destaca em estudo da Pirelli

A Pirelli recebeu o total de mais de 600 propostas, vindas pelos jovens de 153 universidades ao redor do mundo, para capturar o valor que vai evidenciar o futuro. A coleta de dados foi feita entre dezembro e fevereiro deste ano por meio do Facebook e as mensagens de dez universitários foram selecionadas por meio de uma página na rede social Imagining the Future with. Os 10 jovens irão acompanhar o conteúdo do balanço anual da Pirelli, que será publicado no mês de maio. A publicação terá também a visão de um estudante brasileiro, que figura entre os dez selecionados pelo júri formado por seis personalidades notáveis do esporte, das artes, do jornalismo, da economia e da ciência.

Para avaliar as mensagens enviadas pelos jovens do planeta, a Pirelli convocou um corpo de jurados heterogêneo, composto por notáveis de várias áreas de atuação: Bina Agarwal, Professora de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Universidade de Manchester; Sebastian Vettel, tricampeão de Fórmula 1; Giuseppe Tornatore, cineasta vencedor de Oscar; Steve McCurry, foto-jornalista e autor do Calendário Pirelli 2013; Thomas Goetz, escritor e diretor da revista Wired; e Ratti Carlo, diretor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Dentre os estudantes vencedores, o brasileiro Nathan Petrin Baranauskas, aluno da Universidade Federal do ABC (UFABC), que indicou o valor da simplicidade, fará companhia aos colegas oriundos da Itália e dos Estados Unidos (dois de cada país), da Etiópia, da Irlanda, do Egito, da Romênia e da Polônia. Seus pensamentos sobre o amanhã serão ilustrados por Liza Donnelly, cartunista da lendária revista The New Yorker desde 1979.

Numa oportunidade única de intercâmbio de ideias, os universitários também serão convidados a participar de um estágio remunerado de dois meses na matriz da empresa, em Milão, na Itália. Trata-se de um complexo que reúne o principal centro de Pesquisa & Desenvolvimento do grupo, além da Fundação Pirelli, que guarda um legado histórico de 140 anos, e o Hangar Bicocca, espaço para promoção da arte contemporânea.

O maior número de contribuições veio do Brasil e da Itália, seguidos por Turquia, Egito e Estados Unidos da América. Além disso, o aplicativo do projeto no Facebook recebeu a visita de praticamente 11 mil internautas, com visualização de quase 50 mil páginas, sendo que a página da fabricante de pneus na rede social gerou praticamente 9,7 milhões de contatos.

Uma lista com 36 valores foi compilada após a análise de todas as propostas. Esta seleção foi enviada ao júri, que teve a missão de escolher os 10 vencedores abaixo:

Valores selecionados Nacionalidade/Universidade
1. Honestidade Italiano/Università di Trieste
2. Mudança de ponto de vista Italiano/Politecnico Milano
3. Curiosidade Etíope/Mount Holyhoke College USA
4. Inovação Irlandês/Edinburgh University
5. Flexibilidade Egípcio/German University in Cairo
6. Simplicidade Brasileiro/Universidade Federal do ABC
7. Fraternidade Romeno/Università Bocconi
8. Perseverança Polonês/Università Bocconi
9. Empatia Americano/ Mount Holyhoke College USA
10. Humildade Americano/Howard