Brasileiros ajudam a desenvolver nova geração do Explorer

No inicio dos anos 90 a Ford importou as primeiras unidades do SUV Explorer. Carente de carros familiares sofisticados, a Explorer chegava com cheia de atributos e tinha a missão de enfretar a nacional Chevrolet Blazer. A sua setima geração começa a ser vendida nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2025 totalmente renovando. O SUV mais vendido de todos os tempos na América do Norte deve ser vendido no Brasil no final do próximo ano.

Com três fileiras de bancos e sete lugares, o utilitário esportivo ganhou um visual mais robusto, interior redesenhado e um novo sistema de infotenimento Ford Digital Experience. Pela primeira vez, ele também oferece em algumas versões o sistema de direção sem as mãos Blue Cruise, para uso em determinadas estradas da América do Norte.

Para orgulho da engenharia nacional, brasileiros participaram do desenvolvimento de vários itens do SUV, trabalhando em parceria com o time dos Estados Unidos.
Nesse trabalho, mais de 50 profissionais participaram do desenvolvimento de vários itens, incluindo testes e integração de processos de engenharia. Entre eles, estão o refinamento de vários elementos do exterior e interior – como faróis, lanternas, tampa traseira, painéis de portas e USBs.

Outros exemplos são o novo alerta de ocupante do banco traseiro, que evita o esquecimento de crianças no interior do veículo, e a saudação de boas-vindas com animação no painel e iluminação quando o motorista abre e fecha a porta.

Versões luxuosas

O novo Explorer será oferecido nas versões Active, de entrada, ST-Line, com visual esportivo, ST, de alto desempenho, e topo de linha Platinum. O SUV tem duas opções de motorização 2,3 EcoBoost ou 3,0 V6 EcoBoost, de 400 cavalos. Todas têm tração traseira, com 4WD opcional, e transmissão automática de dez velocidades.

O novo design inclui grade dianteira maior, faróis de LED mais esguios, protetor dianteiro e difusores laterais mais largos que ajudam a rebaixar visualmente o veículo. As versões ST-Line, ST e Platinum têm a opção de teto preto. Na traseira, as novas lanternas de LED avançam pelo porta-malas, conectando-se ao nome Explorer no centro. As rodas são de 18, 20 ou 21 polegadas.

A cabine, mais refinada, traz novas texturas, cores e materiais suaves ao toque, com ppainel redesenhado para ampliar o espaço dos ocupantes. Além de bancos dianteiros aquecidos e oito entradas USB, há um sistema de iluminação em sete cores opcional.

Experiência digital

O Explorer é o primeiro veículo da marca a trazer o novo sistema de infotenimento Ford Digital Experience, que prioriza o uso da voz para controlar várias funções, como temperatura, navegação, busca, música, rádio, chamadas, mensagens, agenda e aparelhos domésticos, por meio do Google Assistant ou Alexa.

A integração com o Google Maps permite navegar tanto pela tela central de 13,2” como pelo painel de instrumentos de 12,3”. Além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay, é possível baixar e usar aplicativos de música, audiolivros e podcast sem depender de um smartphone. Quando o carro está estacionado, o usuário pode ver TV e vídeos em aplicativos e até jogar games, conectando um teclado ou controle via Bluetooth.