Capacete de Ouro premia os melhores de 2023

Com a presença de Emerson Fittipaldi e Bernie Ecclestone, além de várias personalidades do esporte a motor, foi realizada em São Paulo-SP, o principal evento de premiação do automobilismo brasileiro: o 27º Capacete de Ouro e Premiação CBA. Competidores do Kart à Fórmula E, da Porsche Cup à Mitsubishu Cup, do Endurance Brasil à Copa Truck, e da Fórmula 4 Brasil BRB à TCR, dentre várias outras, receberam o tradicional Troféu Capacete de Ouro, promovido pela Revista Racing.
Rita e Emerson Fittipaldi, Bernie Ecclestone, Giovanni Guerra e Isabel Reis

A noite de gala premiou os principais pilotos do Brasil, em uma celebração máxima do automobilismo.  Além das premiações do Capacete de Ouro e da entrega dos troféus CBA aos campeões e vice-campeões da temporada 2023, várias homenagens foram feitas, incluindo a Wilsinho Fittipaldi e Bird Clemente, que receberam o Capacete de Ouro Especial.

Pilotos como Lucas Moraes, do Rally Dakar, Lucas Di Grassi, da Fórmula E, Gabriel Bortoleto, da Fórmula 2,  e Gabriel Casagrande, da Stock Car, também foram destaque com a presença no evento.

A Porsche Cup mostrou as novidades do ano da 20ª temporada da competição, por meio de seu diretor, Dener Pires. Além da exposição no local do evento, de um Porsche de corrida que Christian Fittipaldi na primeira etapa da categoria de 2024. A piloto Antonella Bassani, expoente do automobilismo feminino, campeã da Porsche Sprint Challenge 2023, com apenas 17 anos, recebeu um Capacete de Ouro de Homenagem aos seus feitos encorajadores a jovens e pilotos femininas.

A Copa Truck, a Nascar Brasil e a Copa Hyundai HB20 também tiveram seu momento de destaque no evento, mesmo sendo um fim de semana de corrida das categorias. Eles enviaram um vídeo das competições, do promotor Carlos Col, direto de Campo Grande, MS, onde está sendo disputada a primeira etapa da temporada 2024 . Após divulgado os vencedores da premiação, foi anunciado que os pilotos, que não puderam participar da festa por estarem correndo, receberão seus troféus em um evento da categoria presencialmente em breve.

Já a Endurance Brasil, também com prova em Goiânia neste fim de semana do evento, enviou imagens direto da pista com seus pilotos vencedores e um depoimento de Henrique Assunção, que está à frente da associação de pilotos do Endurance Brasil, contando as novidades para 2024.

Na categoria Kart, houve a participação especial da MGtires, tradicional apoiadora do kartismo nacional, com a presença de Marcello Ventre sendo um dos padrinhos da categoria.

Presidentes de diversas Federações de Automobilismo do Brasil e da América do Sul também foram ao palco. O Ministro dos Esportes, André Fufuca, também cumprimentou os vencedores da noite. Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para a América do Sul, e Renato Corrêa, Coordenador Regional da América do Sul e da América do Norte da FIA, foram destaque também na celebração, que tomou abrangência internacional.

Pilotos históricos também participaram da festa, como Pedro Muffato, que foi premiado, além de Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Alex Dias Ribeiro, Gastão Fráguas e Alan Mosca, entre outros grandes nomes, que enalteceram o papel da premiação de envolver todo o universo do automobilismo em uma grande comemoração do esporte a motor no país.


Rita Fittipaldi, esposa de Wilson Fittipaldi Jr., recebe de Alan Mosca (Sid Special Painting) e de Emerson Fittipaldi o Capacete de Ouro Especial

A memória e velocidade do eterno Bird Clemente, piloto que nos deixou no ano passado, foi homenageada, com a presença de toda a sua família, recebendo o Capacete de Ouro Especial, pelas mãos de Maria Rita Clemente, Bruno Clemente e Bird Clemente Jr. – Capacete de Ouro 

Confira os pilotos vencedores e homenageados:
Categoria Top  –
 Lucas Di Grassi
Categoria Internacional – Gabriel Bortoleto
Categoria Stock Car Pro Series – Gabriel Casagrande
Categoria Stock Series – Zezinho Muggiati
Categoria Turismo Nacional – Juninho Berlanda
Categoria Fórmula 4 Brasil – Vinícius Tessaro
Categoria TCR – Galid Osman
Categoria Copa Truck – Felipe Giaffone
Categoria Nascar Brasil – Leo Torres / Julio Campos
Categoria Copa HB20 – Alberto Cattucci
Categoria Endurance – Gaetano di Mauro / Guilherme Bottura
Categoria Porsche Cup Brasil – Nicolas Costa e Miguel Paludo/Allan Hellmeister (Endurance)
Categoria Turismo 1.4 – Bernardo Cardoso
Categoria Rally – Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut
Categoria Off-Road – Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio
Categoria Mitsubishi Cup – Ricardo Feltre / Ivo Mayer
Categoria Velocidade na Terra – Reck Junior
Categoria Drift – Lucas Medeiros
Categoria Drift 2022/23 – Carlos Eduardo Dornelles Niehues (Dudu)
Categoria Arrancada – José Fábio Zarbielli
Categoria Revelação do Kart – Raphael Gebara
Categoria Kart – Gabriel Gomez
Homenagem Capacete de Ouro – Emerson Fittipaldi
Homenagem Capacete de Ouro – Bernie Ecclestone
Homenagem Capacete de Ouro – Pedro Muffato
Homenagem Capacete de Ouro – Antonella Bassani
Capacete de Ouro Especial: Wilsinho Fittipaldi
Capacete de Ouro Especial: Bird Clemente
(Chico Lelis)