Carro tunado: cuidados com a bateria

Automóveis rebaixados, adesivados e com luzes de neon. Cada vez mais é possível ver nas ruas os carros tunados, que além de conferir ao veículo a personalidade do dono, também buscam mais beleza e potência – sem esquecer a segurança. Mas ao aumentar o número de acessórios eletroeletrônicos, o motorista precisa ficar atento a um item essencial: a bateria.
Ao buscar sofisticação, o consumidor deve lembrar que vários equipamentos interferem na bateria, como explica o engenheiro da Baterias Moura, Thiago Dantas. “Em princípio, todos os acessórios que são frequentemente utilizados com o motor desligado consomem a energia da bateria como sistema de som, GPS, alarme e luzes. Os veículos ‘tunados’ possuem mais acessórios que os convencionais, portanto, o sistema de som e a bateria precisam estar muito bem dimensionados e em perfeito estado”, afirma.

Alguns requisitos são necessários para proteger a bateria. Um deles é avaliar se o sistema de geração de energia está dimensionado para as novas cargas. Como os equipamentos instalados são frequentemente diferentes ou de potência maior que os originais, possivelmente o alternador estará subdimensionado para a nova situação. Neste caso, é importante medir a tensão nos terminais da bateria com o motor em funcionamento e com todos os equipamentos eletrônicos e elétricos (faróis e som) ligados, inclusive o ar-condicionado, que é mecânico. A tensão deve estar entre 13,6 e 14,6 Volts, diz o engenheiro.
Hoje já existem acumuladores que suportam a demanda de todos os equipamentos proporcionando uma vida útil maior, principalmente quando há muitos e longos ciclos de carga e descarga, como é o caso dos veículos tunados.
Dantas ainda lembra que é muito comum os carros tunados utilizarem equipamentos com o motor desligado durante horas, o que provoca descarga na bateria. A depender de quanto ela foi descarregada, será necessário uma recarga lenta por 24 horas para trazê-la de volta ao estado de plena carga, diz o egenheiro, indicando que o motorista leve a bateria para ser recarregada adequadamente em alguma rede autorizada. Esse procedimento garantirá uma vida útil mais longa ao acumulador.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0