CETH de Indaiatuba: 15 anos de bons serviços

A Moto Honda da Amazônia comemora os 15 anos de atividade do seu Centro Educacional de Trânsito (CETH) em Indaiatuba, interior de São Paulo. Referência nacional na formação de motociclistas conscientes e preocupados com a segurança no trânsito, a Honda investe em programas educativos e atividades itinerantes desde a década de 70, quando iniciou suas atividades no Brasil.

Os números impressionam: mais de 209 mil pessoas já participaram de treinamentos, acompanharam palestras e fizeram test ride nas dependências da unidade desde a sua inauguração, em 1998. Somando-se os motociclistas treinados também pelo CETH Recife, inaugurado em 2006, pela rede de concessionárias Honda e atividades itinerantes, foram mais de 460 mil motociclistas treinados no Brasil.

O CETH Indaiatuba é também responsável pelos treinamentos de pilotagem para profissionais de empresas frotistas e instituições como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população.

A unidade tem ainda parceria com o Centro de Formação de Condutores (CFC) da cidade, para treinamento de candidatos à habilitação, disponibilizando espaço e infraestrutura para as aulas.

A equipe técnica do CETH desenvolve ainda ferramentas educacionais que são disponibilizadas para órgãos públicos, entidades e sociedade em geral no endereço www.honda.com.br/harmonianotransito.com.br, com o objetivo de expandir ainda mais a divulgação dos conceitos de segurança no trânsito. São vídeos, animações 3D e até cursos on-line com dicas e técnicas de pilotagem que transmitem informação a milhões de condutores do Brasil, sejam eles motociclistas ou motoristas e também pedestres.

Honda Fan Club

Em comemoração aos 15 anos do CETH, a Honda inaugura, em Indaiatuba, o espaço “Honda Fan Club”, que proporcionará aos amantes do motociclismo uma exposição com 43 modelos históricos da empresa. Entre eles, estão a CG125 modelo 1976, a ML 125 modelo 1978, a CBX750F – popularmente conhecida como “7 Galo” – e a CH 125 Spacy. As motos estarão expostas para os frequentadores do CETH.

As equipes do CETH vão realizar, ao longo do ano, palestras educativas, test-rides e atividades educativas itinerantes por meio de uma unidade volante. Um caminhão totalmente equipado percorrerá o País difundindo os conceitos de pilotagem segura, além de promover a capacitação de instrutores dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias Honda. Para 2013 já está prevista a passagem da unidade em 10 cidades das regiões Sul e Sudeste.  No próximo ano, a unidade deverá percorrer outras regiões do País.

Clubinho Honda e Cidade Mirim

Para disseminar os conceitos de segurança no trânsito ao público infantil, a empresa criou o projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. Lançado em 1992 no Brasil, foi contemplado com o prêmio Volvo de Segurança.

Em 2009, foi lançada a versão digital do projeto, que conta com histórias em quadrinhos, filmes e games, disponíveis no endereço www.clubinhohonda.com.br. Nos materiais, personagens adultos (pais, professora e guarda de trânsito), além de um super herói, simulam situações reais do trânsito ensinando lições importantes sobre segurança de forma divertida.

Já a Cidade Mirim do Clubinho Honda é um espaço inaugurado em 2012 no CETH de Indaiatuba. O local, aberto a crianças de escolas públicas e privadas do município com idade até 7 anos, reproduz uma cidade com a intenção de transmitir conceitos de educação no trânsito para crianças. A expectativa do CETH é atender 900 crianças durante o ano de 2013.

Entre os principais temas mostrados e debatidos durante as visitas das crianças estão a necessidade da utilização do cinto de segurança, uso da garupa em motocicleta, equipamentos de proteção para ciclista, entre outros. As crianças têm aulas práticas onde recebem conceitos fundamentais de segurança no trânsito, usando triciclos e carros elétricos.