Coluna “Andando de Carro” 14.08.2020

Caoa Chery Tiggo 8 surpreende pelo luxo e tecnologia

 

Antônio Fraga | Especial para ACidade ON
14/8/2020
Caoa Chery Tiggo 8 (Foto: Divulgação)
Caoa Chery Tiggo 8, muito luxuoso, já está à venda com preço promocional (Foto: Divulgação)

Qualidade superior

Os concessionários Caoa Chery já estão comercializando o novo SUV de luxo da marca, o Tiggo 8, com capacidade para sete passageiros e preço promocional de R$ 156.900. Produzido na fábrica da marca na cidade de Anápolis (GO), a estimativa de venda é de 300 unidades por mês, podendo dobrar esse número de acordo com a demanda.

O novo SUV chega em versão única, TXS, mas muito bem equipada. Fazem parte da lista de equipamentos de série teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração e câmera 360 graus.

O pacote tecnológico e de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança, como airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), controle de estabilidade (ESP), freio de estacionamento eletrônico (EPB), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de alerta de frenagem de emergência (ESS) e sistema de monitoramento de ponto cego (BSD).

Externamente, o Tiggo 8 chama a atenção primeiramente pela imponência. São 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,71 metros de entre eixos. Essas dimensões garantem um bom espaço para passageiros e também para acomodação da bagagem. O Tiggo 8 tem capacidade para sete passageiros, mas a configuração dos bancos é modular, oferecendo uma série de possibilidades de uso.

Com cinco passageiros, o porta-malas tem capacidade de 889 litros de bagagem, chegando a 1.930 litros com apenas motorista e passageiro da dianteira. Externamente, um dos destaques é o conjunto óptico dianteiro totalmente em LED, o que inclui os faróis full LED e o sistema DRL (Daytime Running Light). Na traseira, as lanternas também são em LED e há ainda luz de neblina integrada ao para-choque. Os retrovisores externos igualmente contam com indicadores de luzes direcionais em LED. As rodas, de desenho exclusivo, são de 18 polegadas, as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, há rack de teto e spoiler traseiro.

Para mover o Tiggo 8, a engenharia optou pelo motor Acteco 1.6 Turbo GDI com injeção direta, movido à gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). Esse propulsor, que faz sua estreia no Brasil, desenvolve 187 cavalos de potência máxima a 5.500 rpm e 28 kgfm de torque máximo entre 2.000 e 4.000 rpm. Trabalha em conjunto com o câmbio wet dual clutch de sete velocidades com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.

O Tiggo 8 chega em quatro opções de cores: branco perolizado, além de preto, prata e cinza metálicos. Conta com três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Se você se interessou pelo Tiggo 8, corre para um concessionário da marca porque o preço de lançamento pode terminar sem aviso prévio e voltar ao valor normal, que é de R$ 168.600.

O modelo surpreende pelo excelente acabamento e tecnologia embarcada (Foto: Divulgação)
O Tiggo 8 tem um design marcante e moderno, preparado para enfrentar os concorrentes (Foto: Divulgação)

Mercado em alta

O mercado de carros elétricos continua crescendo em todo o mundo. Na Europa, só no primeiro semestre, foram vendidos 93 mil carros elétricos. Isso significa um aumento de quase 100% nas vendas do segmento. No primeiro semestre, o líder europeu é o Renault Zoe, com 36.506 modelos vendidos. Na cola vem o Tesla Model 3, com 33.164. Em seguida vem o VW e-Golf, com 17.639 vendas, Mitsubishi Outlander PHEV (14.009 unidades), Audi e-tron (13.538), Peugeot e-208 (13.266), Nissan Leaf (12.925), Hyundai Kauai EV (11.257), Volvo XC60 PHEV (11.527) e VW Passat GTE (8.743).

Logo a coluna “Andando de carro” vai publicar uma matéria sobre carros elétricos no Brasil.

A sétima geração do Mercedes-Benz S vai revolucionar o segmento de carros de luxo (Foto: Divulgação)
O novo Mercedes-Benz Classe S vai ter várias telas sensíveis ao toque e aboliu os velhos botões (Foto: Divulgação)

Um senhor carro

Na semana passada, em primeira mão, falamos da futura nova Mercedes-Benz Classe S, que promete revolucionar os modelos de luxo. A sétima geração, que será lançada na Europa no início do último trimestre do ano, mostrará uma nova e inédita geração tecnológica.

O painel de instrumentos é minimalista e os mostradores, tridimensionais. Ao todo foram substituídos 27 botões, que agora são comandados num painel enorme no centro do console e podem ser operados por ambos os passageiros dos bancos dianteiros. Os passageiros do banco traseiro podem operar o sistema avançadíssimo de info-entretenimento MBUX, através de um comando no apoio do braço, inclusive das telas incrustadas nos bancos dianteiros.

Além disso, ao comando de voz “Olá Mercedes”, o motorista comanda uma infinidade de coisas a bordo, como exemplo posição para dirigir, altura do informativo que é espelhado no vidro dianteiro, regulagens dos espelhos retrovisores, iluminação da cabine etc…

Os bancos no novo modelo de luxo são, segundo a fabricante, os mais modernos e confortáveis já produzidos e contam com massagem, diversas bolsas infláveis e aquecimento até no pescoço.

O modelo é tão sofisticado que os passageiros podem escolher o aroma preferido a bordo.

O chefão Antonio Filosa mostrou em declaração a admiração e capacidade dos funcionários da marca (Foto: Divulgação)

Atitude elogiável

O presidente e CEO da FCA Latam (Fiat Chrysler Automobiles), Antonio Filosa, postou uma emocionada mensagem em seu Linkedin pessoal. A mensagem comoveu assessores, funcionários da marca e até pessoas que tiveram acesso ao elogio. O presidente elogiou os funcionários da empresa no Brasil pelo desenvolvimento de soluções globais dedicadas a melhorar a experiência dos clientes. Um dos resultados mais recentes desse excelente trabalho é a nova central multimídia UConnect, a primeira no mercado brasileiro a oferecer conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto, além de conectar dois celulares simultaneamente via Bluetooth.

“Esta grande inovação feita no Brasil será aplicada em todos os veículos da FCA globalmente, em diferentes marcas do grupo. O trabalho integrado de nossos talentos nas áreas de Produto, Engenharia, Qualidade, Design, Análise Competitiva, Pesquisa de Mercado e User Experience, além da participação de Compras e diversos fornecedores estratégicos, foi fundamental para que pudéssemos entender o comportamento do cliente e oferecer uma tecnologia democrática e pronta para ganhar o mundo”, afirmou Filosa.

Uma verdadeira paixão

Como já havíamos antecipado aqui, a chegada do novo Ford Bronco foi uma febre no mercado norte-americano. A pré-venda da nova geração do Bronco nos Estados Unidos teve uma receptividade sem precedentes na história da Ford: mais de 165 mil clientes fizeram o depósito de US$ 100 nas três primeiras semanas para reservar o SUV. E mais de 13 milhões de pessoas sintonizaram na televisão e redes sociais para conhecer os novos modelos.

Poucas horas depois da revelação da nova linha 4×4, no dia 13 de julho, a hashtag #FordBronco dominou as plataformas das mídias sociais e foi o assunto mais comentado do Twitter nos EUA. Tornou-se também o principal tema de pesquisa do Google, atraindo mais de 5,4 milhões de visitantes ao site da Ford nas primeiras 48 horas, em busca de informações e reservas.

No total, o site já soma até agora de mais de 19,5 milhões de visitantes.

No dia seguinte, todas as 2 mil unidades da edição especial Bronco Sport First Edition estavam esgotadas. O mesmo ocorreu com os modelos Bronco First Edition de duas e quatro portas, que tiveram a produção duplicada para 7 mil unidades para atender os interessados.

A relação do Ford Bronco com os americanos é uma grande história. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os utilitários com tração nas quatro rodas ganharam uma popularidade crescente nos Estados Unidos. Usando a experiência que adquiriu produzindo mais de 270 mil veículos com tração 4×4 para as Forças Aliadas durante o conflito, a Ford desenvolveu o Bronco.

Combinando a robustez militar com um padrão maior de conforto para uso civil, o modelo foi apresentado em 11 de agosto de 1965 apenas um ano depois do Mustang , como modelo 1966. Vem desde então o seu apelido G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”), expressando o seu desempenho 4×4. O Bronco continuou sendo produzido durante três décadas, até 1996, retornando agora com uma geração totalmente nova, acompanhada também do lançamento do seu nome como marca.

Para celebrar os 55 anos do Bronco, a Ford está promovendo várias ações nos Estados Unidos, que incluem a exibição de conceitos e acessórios e a série de eventos Bronco Off-Roadeo, grandes circuitos off-road em quatro cidades para o público poder testar o modelo. A Ford anunciou também a volta do modelo de competição Bronco R na próxima SCORE Baja 1000, tradicional competição off-road que será realizada em novembro.

Mesmo na crise

O preço médio do etanol voltou a subir nos postos brasileiros. Segundo o Índice de Preços Ticket Log, o combustível sofreu aumento de 1,86% no mês de julho e chegou a R$ 3,582 na Região Norte. No Centro-Oeste, ele apresentou o menor valor, figurando com R$ 2,951. Ao traçar um comparativo por Estados, o combustível é 18% mais barato no Centro-Oeste se comparado aos Estados da Região Norte.

Com a gasolina, o aumento comparado ao mês de junho foi de 4,5%, tendo em vista que o valor mais alto foi na Região Nordeste com o litro saindo a R$ 4,395 e, o mais baixo na Região Sul, com o preço à média de R$ 4,168. O valor do combustível ficou 5% mais barato no Sul do que nos estados do Nordeste durante o período.

A variação de preço do etanol nos estados brasileiros chegou a 14,93% e a da gasolina a 5,25%.

História bacana

Após emocionar ao explorar a relação de um pai e uma filha em campanha que estreou no último domingo (09/08), a Jeep compartilha mais uma iniciativa que evidencia a ligação das famílias com a marca, relação que passa de pai para filho.

O vídeo de dois minutos mostra a história de Olacir e Gabriel, dois apaixonados por trilhas que sempre tiveram um Jeep Willys, reformado por eles, como elemento de união. Além do conteúdo audiovisual, a narrativa também inspirou a graphic novel “Jornada” feita pelo renomado quadrinista Greg Tocchini.

Gravado de maneira intimista, o filme “Aventura de Pai Para Filho” se passa na garagem da família Cantarero. Entre ferramentas e memórias, Olacir mostra como reformou um Jeep Willys, no final dos anos 1980, e ele se tornou o companheiro de trilhas da dupla. Com a aventura no sangue, Gabriel sempre sonhou em ter o Jeep para continuar a escrever novas histórias e conta no vídeo como se sente agora, que dirige o tão querido Jeep Willys.

O Ford Bronco é desde 1965 uma verdadeira paixão do povo norte-americano (Foto: Divulgação)

Trajetória de sucesso  A fábrica que já produziu verdadeiros marcos da indústria automotiva nacional, como o Opala, Chevette, Monza e Omega, está comemorando 90 anos. A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul-SP é atualmente a mais antiga em operação no Brasil.

Bela carreira

A Volkswagen do Brasil está promovendo mais um concurso para selecionar três estagiários para a área de design.

Nesta 22ª edição do “Talento Volkswagen Design”, a marca convida estudantes do Brasil para uma imersão no futuro: reprojetar o recém lançado Nivus para 2050. Os selecionados finais ganham uma vaga de um ano como estagiários na sede da Volkswagen no Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

“O designer tem o papel de trabalhar à frente do seu tempo; prevemos tendências e ditamos a moda. Na indústria automotiva, o desafio é ainda maior por causa da complexidade do produto. Buscamos sempre design, qualidade, tecnologia e segurança e esperamos que os talentos possam contribuir com ideias para continuarmos inovando como marca”, conta José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para a América Latina.

São oferecidas três vagas ao todo, duas para a área de Shape e uma para Color&Trim. A equipe de Shape tem o papel de desenvolver a estética do carro, projetá-lo por fora e por dentro para ser o mais bonito e eficiente possível; enquanto Color&Trim é responsável por todos os acabamentos internos e externos de um veículo, das cores aos materiais usados para os bancos, de cada costura a cada aplique.

Em setembro o time de design promoverá um webinar para falar mais sobre o programa. Os interessados poderão tirar dúvidas e conhecer alguns profissionais que compõem a equipe de design da VW. A data e os participantes serão divulgados nas próximas semanas.

Para participar é necessário que o candidato tenha mais de 18 anos e esteja matriculado, em 2021, no último ano da universidade, que precisa ser registrada no Ministério da Educação (MEC). Podem se inscrever alunos de qualquer curso universitário.

O cadastro estará disponível entre os dias 15 de agosto e 30 de setembro deste ano. O candidato deve preencher o formulário no site http://www.vw.com.br/design (site habilitado a partir de 15 de agosto) e encaminhar o projeto elaborado, o memorial descritivo e a ficha de inscrição para o e-mail talentovwdesign@volkswagen.com.br. Todas as informações do “Talento Volkswagen Design”, como instruções, regulamento, cronograma e materiais de apoio, estão disponíveis no mesmo site.

O português voador Antônio Félix da Costa fez bonito na Alemanha e conquistou o titulo da Fórmula E (Foto: Divulgação)

Português voador O brilhante piloto português António Félix da Costa sagrou-se campeão mundial da Fórmula E. O campeonato mundial de monopostos elétricos começou em 2014-15 e teve como primeiro campeão Nelson Piquet Jr. Em 2016-17 foi a vez de Lucas Di Grassi. O campeonato desta temporada começou no último trimestre de 2019 e teve a disputa paralisada por conta do novo coronavírus. As seis últimas corridas foram disputadas em nove dias num circuito montado no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, e terminou na última quinta-feira.

O piloto emocionado na comemoração, lembrou as dificuldades que teve na carreira, o apoio da família e o “preconceito” que sofreu, mesmo com resultados positivos, quando chegou à Fórmula Um. O piloto já correu em duas oportunidades na Stock Car brasileira. E deu show.

O conjunto de peças do coxim já vem pronto para ser instalado numa oficina de confiança (Foto: Divulgação)

Cuidado com o coxim

Muitas pessoas nem sabem o que é o coxim de um automóvel. Porém, ele tem grande importância, principalmente, no quesito segurança. O coxim é o componente responsável pela fixação do conjunto de amortecedores e, também, por evitar oscilações e trepidações na suspensão. Com a sua ausência, os automóveis ficariam muito desconfortáveis e sofreriam constantemente risco de acidentes.

Ao transitar com o veículo, é importante ter atenção com buracos, que normalmente afetam todo o sistema da suspensão.

Para saber mais informações consultamos a Monroe Axios, empresa que produz borrachas e componentes para suspensão.

Segundo a empresa, os principais sintomas de que o coxim necessita de cuidados são ruídos na suspensão do automóvel, instabilidade ao volante, desgaste dos pneus, entre outros. A revisão deve ser feita de acordo com o período indicado pela montadora no manual do proprietário do veículo.
Sempre que necessário trocar a peça, o proprietário do carro precisa levar em consideração a qualidade da peça, que contribui para maior durabilidade.

“Mais do que preço, é sempre importante verificar a aplicação correta, o tempo de garantia, a disponibilidade de atendimento pós-venda, em caso de necessidade, e, claro, realizar o serviço junto a um mecânico de confiança”, disse Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.