Especial Anderson Cavalcante/DCarro
Há poucos meses a Ford apresentou seu antigo modelo Fiesta com uma pequena reestilização. Agora, este modelo ganhou sobrenome, ele passou a se chamar Fiesta Rocam e ganhou um primo rico, o New Fiesta, que disputará espaço no segmento de compactos premium com modelos como Honda City, Volkswagen Polo, Peugeot 207 Passion e Kia Cerato.
O antigo, Rocam, continuará sendo produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, enquanto o novo, o New, será trazido do México, mas utilizando o motor Sigma que sai da fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, para ser fornecido para toda a América.
Com preços a partir de R$ 49.900, o novo modelo ficará posicionado entre o Rocam e o Focus. O New Fiesta, por enquanto, chega apenas na versão sedan, com motor Sigma 1.6 16 V Flex e câmbio manual de cinco velocidades. Sua potência máxima é de 115 cv a 5.500 rpm (álc.) ou 110 cv a 6.250 rpm (gás.)e o torque é de159 Nm (alc.) ou 155 Nm (gas.), sempre a 4.250 rpm.
Segundo a marca, abastecido com etanol, ele faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, tem consumo médio de 8,7 km/l, com álcool, na estrada e 8,3 km/l na cidade. Com gasolina, a média é de 12,7 km/l em circuitos rodoviários e 11,9 km/l em trechos urbanos. Seu tanque tem capacidade para 47 litros de combustível e sua velocidade máxima é limitada em 190 km/h.
Impressões – O propulsor Sigma tem desempenho mais que satisfatório para o segmento. O New Fiesta apresenta agilidade em arranques e apesar de não oferecer retomadas tão rápidas, não prejudica o desempenho em ultrapassagens, necessitando apenas que o motor esteja cheio.
Além de apresentar ótima dirigibilidade e baixo nível de ruídos no habitáculo, vale destacar que o motorista fica muito bem instalado no cockpit do carro e conta com opções de regulagem de altura do banco e de profundidade e altura do volante.
Com ele, a Ford parece ter encontrado uma boa solução para os consumidores que desejam adquirir um sedan sem perder a esportividade e jovialidade oferecida por modelos hatchback.
Preços – O New Fiesta básico custará R$ 49.900 e vem de série com computador de bordo, ar-condicionado, trio-elétrico, direção elétrica e CD Player MP3 com entrada auxiliar, entre ouros itens. Com o acréscimo de mais equipamentos, entre eles freios ABS e EBD, ele passa a custar R$ 51.150. Enquanto a versão top de linha, que conta ainda com sete air bags e acabamento dos bancos em couro custará R$ 54.900.
Aproveitando o apelo jovial do modelo, a Ford do Brasil aposta também em uma gama diferenciada de cores, que além do preto, prata e branco, serão oferecidas: vermelho, azul, magenta, verde e cinza.
Possibilidades – A montadora não nega e nem confirma, mas se seguir a estratégia apresentada desde o lançamento da atual linha do Ford Focus, dentro de mais alguns meses pode apresentar novas versões do New Fiesta como, por exemplo, um modelo hatchback e opções com câmbio automático.
Outra dúvida que paira sobre o modelo é se ele não roubará muito mercado do Focus, assim como aconteceu no lançamento de seu concorrente Honda City que canibalizou o também Honda, Civic.