Conheça o Nivus, novo lançamento da Volkswagen

Belo lançamento
Na última quinta-feira, a Volkswagen fez mais uma apresentação, segundo a marca desta vez a oficial, do seu novo modelo: o Nivus. O modelo coupê do T-Cross tem um design muito bonito e elegante e segue uma nova tendência de design da marca. O modelo será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo e deverá ser vendido em diversos países do mundo.

O Nivus começará a ser vendido em algumas semanas no mercado nacional. Na Argentina, o modelo chega no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, será a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

Vale lembrar que o modelo foi desenhado e desenvolvido aqui no Brasil.

Com linhas marcantes e elegantes, tem as novas diretrizes de design da marca. Sem dúvida, será um sucesso de vendas, mesmo numa época tão difícil.

O destaque externo, muito elegante, está na queda ligeira e fluida da coluna “C”, que remete aos modelos coupê. Na traseira é onde estão as maiores novidades do novo Nivus. Assim como o T-Cross, a enorme lanterna é elemento único, horizontal, que liga os dois extremos do modelo. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, garantindo uma excelente visualização do carro. Na parte superior da tampa, um spoiler integrado dá uma sensação de esportividade e “alonga” o teto.

Além das linhas, o modelo tem um toque mais esportivo, dado pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados.

Na frente, destaque para os faróis, que estão em harmonia com a grande grade e os vincos do capô. Os faróis, o DRL (luz diurna exigida hoje nas estradas) e os faróis de neblina, todos de LED, garantem um belo conjunto. Um detalhe interessante é que o Nivus é o primeiro modelo na América do Sul a adotar o novo logo da marca.

O Nivus tem dimensões interessantes, 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos, e graças a elas, garante um bom espaço interno para quatro pessoas. O porta-malas, que pode ser aberto por botão virtual no console central, tem capacidade para 415 litros.

Inicialmente, o Nivus terá apenas uma opção de motorização. É o competente motor 200 TSI, com três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível e que produz 128 cavalos de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. Esse motor já equipa os modelos Polo, Virtus e T-Cross, com excelente aceitação dos consumidores.

Um passo à frente

Além do design, um dos destaques, e algo muito solicitado pelos consumidores hoje, é a conectividade. O VW Play é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. O VW Play é uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro.

Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com botões virtuais, essa plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo novo Golf.

Junto com o Nivus, estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (entrega de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com esse recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple -neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Muito bem equipado, o Nivus conta com detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-a-ré.

A segurança também é marcante no novo Nivus. O modelo possui o ACC (Adaptive Cruise Control). Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. O AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Muita modernidade 

Diante da pandemia, a Volkswagen desenvolveu uma maneira muito criativa e interessante de o consumidor conhecer em detalhes o Nivus. De dentro de casa, usando um app com tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o cliente poderá “viajar” entre o mundo real e o virtual. Poderá ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas. Vale a pena conferir.

Estreia virtual 

O Volkswagen Nivus marca também como a primeira grande novidade apresentada à imprensa virtualmente, pela internet. Nesta época de pandemia, não tinha como ser diferente. Mas não é a mesma coisa de um lançamento ao vivo, com a possibilidade de ver de perto.

A Ford, corajosamente, apresentou recentemente a Ranger Storm, mas é uma versão, não um modelo novo. Mas uma pena é que as perguntas que fizemos na oportunidade do lançamento foram desconsideradas e não respondidas pela comunicação da marca.