Continental inicia produção de ABS no Brasil

Para atender a uma demanda cada vez mais crescente, a Continental iniciou, em sua unidade de Várzea Paulista (SP),  a produção de sistemas antibloqueio de freios (ABS). A produção local é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões em um projeto internacional da Continental que integra a nova linha de ABS à fábrica existente, onde a empresa já produz sistemas de freios hidráulicos. Isso torna Várzea Paulista a primeira localidade da Continental para produção do sistema de freios eletrônicos na América do Sul.

“O uso dos sistemas ABS está em franco crescimento no mercado brasileiro, já que a partir de 2014 o dispositivo de segurança será obrigatório para todos os veículos novos produzidos no País, conforme as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao produzir esses sistemas no Brasil, estamos combinando nosso portfólio com as necessidades de nossos clientes locais”, afirmou Frank Jourdan, vice-presidente executivo da Unidade de Negócios de Sistemas de Freios Eletrônicos, da Divisão de Chassis & Safety da Continental, durante a cerimônia de inauguração oficial.  A Continental também é pioneira na fabricação de Sensor de Velocidade de Roda (componente do ABS) no País, na planta da empresa na cidade de Salto, também no interior de São Paulo.

Sistemas antibloqueio de freios (ABS) evitam o travamento das rodas quando os freios são acionados em caso de emergência; como resultado, o veículo permanece estável e controlado. O sistema de segurança ABS é, atualmente, um equipamento de série para veículos de passageiros e uma exigência legal em muitos países. A fábrica de Várzea Paulista abriga agora a engenharia de aplicação e a produção local do MK 70 e MK 78 – sistemas de freios eletrônicos com funcionalidade ABS para veículos compactos e sub-compactos, adaptados ao mercado sul-americano.

A capacidade máxima da nova linha de produção de ABS é de 1,2 milhões de unidades por ano. A fábrica de Várzea Paulista foi inaugurada em 1969, e também é o centro da Divisão de Chassis & Safety para o desenvolvimento e a produção de sistemas de freios hidráulicos no País.