Para marcar os 20 anos da morte do piloto Ayrton Senna, a Ducati, marca italiana que se tornou referência em motocicletas premium de alto desempenho, proporciona aos fãs, admiradores e colecionadores a oportunidade única de ser um dos donos da esportiva mais cobiçada dos últimos tempos, a 1199 Panigale S Senna.
O modelo custará R$ 100 mil e terá apenas 161 unidades (número referente ao total de corridas disputadas pelo piloto na Fórmula 1) especialmente produzidas para um seleto grupo de colecionadores ducatisti brasileiros. Parte da renda obtida com as vendas da motocicleta será direcionada aos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
As reservas das 161 unidades da 1199 Panigale S Senna já podem ser feitas no site da Ducati Brasil: http://www.brasil.ducati.com/motos/superbike/1199_panigale_s_senna/index.do
Sonho para poucos
Fora do cockpit, Ayrton Senna alimentava seu entusiasmo também por motocicletas e era um fã da marca italiana, dono de uma Monster 900 e uma Desmo 851. Em 1994, Senna esteve na fábrica da Ducati, em Borgo Panigale, na região de Bologna (Itália), e contribuiu para que a Ducati desenvolvesse uma série especial, que mais tarde levaria o seu nome, 916 Senna.
A nova 1199 Panigale S Senna é uma releitura exclusiva da 916 Senna, desenvolvida com o toque pessoal de Ayrton e que se tornou uma das motocicletas mais famosas da marca. Ela alia o design incomparável da 1199 Panigale S com as cores cinza Senna e vermelho, ambas desenvolvidas pela Ducati de acordo com especificações passadas pelo próprio piloto, que na época desejava criar um ícone de absoluto desejo.
A motocicleta está equipada com componentes de fibra de carbono (para-lamas frontal e traseiro, proteção do monobraço, proteção do calcanhar, amortecedor traseiro de alta performance e revestimento do compartimento interno da mesa inferior da suspensão eletrônico ohlins).
Além disso, reúne toda a tradição esportiva e conhecimento adquirido no desenvolvimento de sua irmã, a 1199 Panigale S, preservando a essência e excelência da tecnologia “made in Borgo Panigale”. Desta forma, traz o motor Desmodrômico Superquadro de 2 cilindros em L e 1198cc, projetado como um elemento estrutural do chassi.
As suspensões montadas são Öhlins NIX30 43mm com TiN e TTX36 (dianteiro e traseiro respectivamente), totalmente ajustáveis eletronicamente na compressão e retorno dando as mesmas características exclusivas das superbikes com a chancela “S”.
O farol dianteiro desaparece nas tomadas de ar para dar uma aparência de competição sem barreiras e iluminação em LED. As formas elegantes da sela e da traseira são destacadas pela posição da luz traseira totalmente em LED. Completam a configuração da moto o escapamento Ducati Performance, freios ABS, RbW (Ride by Wire), DTC (Ducati Traction Control), EBC (Engine Break Control), DQS (Ducati Quick Shift) e DES (Ducati Eletronic Suspension).